Serviço Socioassistencial de Residências Inclusivas para pessoas com deficiências físicas e neurológicas (cadeirantes e acamados).
A Vila do Pequenino Jesus, constituída em 1º de fevereiro de 2009, é uma associação civil filantrópica, de caráter assistencial, sem fins econômicos, que concede, de forma planejada, diária e ininterrupta, residência a pessoas com deficiência física e neurológica. Os acolhidos são acompanhados 24 horas por equipes de cuidadoras e técnicas de enfermagem, atentas às especificidades de cada um, visto que são pessoas com total dependência em suas Atividades de Vida Diária (AVD), como: banho, troca de fraldas, higiene pessoal, vestuário, administração de alimentação, medicamentos, entre outros.
Além dessas atividades, faz-se necessário serem assistidos, ainda, quanto à alimentação enteral, ostomias, uso de sondas e outros mecanismos dos quais necessitam. Nesse sentido, são também assistidos por equipe de saúde composta por quatro enfermeiros, uma fisioterapeuta e uma terapeuta ocupacional.
Além da efetivação dos direitos referentes à vida, saúde, alimentação, habitação, locomoção, educação, recebem assistência social e psicológica, proporcionando-lhes diversas formas de atenção e garantia de direitos, como assistência à saúde emocional, acesso à previdência social, documentação, cultura, lazer, convivência familiar e comunitária e demais atribuições que garantam seu bem-estar pessoal, social e econômico.
A realidade do perfil clínico e social atendido impõe que a maioria dos acolhidos da Vila do Pequenino Jesus permaneçam institucionalizados por muitos anos, o que exige da entidade todo esforço possível para garantir a estas pessoas o acesso à inclusão, estimulação, educação, desenvolvimento, saúde, lazer, cidadania, cultura, entre outros, com total atenção e consideração às necessidades de cada indivíduo.
Dessa forma, o trabalho da Entidade é pautado na prestação de um serviço humanizado, digno, ético e transparente, buscando proporcionar aos acolhidos melhorias na qualidade de vida, por meio de um ambiente que lhes ofereça o aconchego de um lar, não excluindo a relevância dos vínculos familiares e comunitários.