avatar
São Paulo, SP

TUCCA

100% dedicados à cura do câncer, oferecemos assistência multidisciplinar de excelência, sem custo, para crianças e adolescentes carentes com câncer.

Sobre a organização

A TUCCA Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer foi fundada em 1998 por médicos, pais de pacientes e representantes da sociedade civil, com a proposta de elevar as taxas de cura e melhorar a qualidade de vida de jovens carentes com câncer, que não tinham condições de pagar por um tratamento adequado.

A associação, que já assistiu mais de 3.500 crianças e adolescentes carentes com câncer, garante o pleno funcionamento de toda a sua estrutura – que possui padrões internacionais. O modelo consiste em uma parceria entre a TUCCA e o Hospital Santa Marcelina, localizado em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo, direcionando recursos para oferecer - a uma população socialmente vulnerável - um tratamento personalizado do nível dos melhores centros de oncopediatria do mundo e, consequentemente, maiores chances de cura.

Com a proposta de cuidar do paciente da forma mais ampla possível, não apenas do ponto de vista médico, mas também social e emocional, uma equipe multidisciplinar, liderada pelos fundadores da Associação, acompanha os pacientes e seus familiares durante o tratamento do câncer e até seu retorno às atividades diárias.

Este apoio inclui ainda serviços como transporte, classe escolar hospitalar e várias atividades complementares, como oficinas de culinária (projeto Chefs pela Cura), sempre visando oferecer um cuidado integral, priorizando a qualidade de vida do paciente e de sua família.

Além da concretização de um centro de referência multidisciplinar no tratamento do câncer na infância e adolescência, a Associação mantém em parceria com o Núcleo Avançado de Pesquisa em Oncologia da FASM (Faculdade Santa Marcelina), um Laboratório de Patologia e Biologia Molecular, um projeto de âmbito nacional que tem beneficiado crianças e adolescentes com câncer de diversas regiões do Brasil.

A TUCCA ainda desenvolve a capacitação da equipe de profissionais por meio de estágios, cursos e fóruns de discussões. E assim, com toda essa estrutura, consegue realizar cada vez mais o diagnóstico precoce para ajudar a salvar a vida de um número cada vez maior de crianças e adolescentes com câncer.