avatar
Ipojuca, PE

Todas para o Mar - TPM

A TPM é uma organização formada por mulheres, onde promovemos a inclusão social por meio do surf, empoderamento feminino e atividades relacionas com o mar.

Sobre a organização

A TPM – Todas Para o Mar é uma organização feminista e antirracista idealizado pela ex-surfista profissional Nuala Costa que reúne mulheres de todo país conectadas pelo mar.

Atualmente, a organização tem como principal ação o Inclua Surf, projeto iniciado em 2016 com o objetivo de democratizar o esporte para crianças e adolescentes nativos da Baía de Maracaípe (Ipojuca-PE).

Em pouco tempo, o projeto passou a atrair o interesse da comunidade e hoje conta com 80 participantes. Um dos propósitos fundamentais do Inclua Surf é apoiar a comunidade no enfrentamento ao racismo estrutural, rompendo o sistema que invisibiliza as crianças pretas, especialmente atletas negras e de baixa renda.

Nossa missão: construir uma sociedade com justiça social na perspectiva do enfrentamento ao racismo, desigualdades de classe e gênero.

O trabalho da TPM ao longo dos anos é realizado com projetos, ações e eventos, como:

• Inclua Surf TPM: O projeto promove a inclusão social por meio da democratização do surf há 03 anos, atendendo as crianças e adolescentes com aulas de surf, com acompanhamento familiar, social, educacional. Não é cobrada inscrição e/ou taxas de quaisquer valores, no entanto é obrigatório a apresentação de um documento oficial de autorização dos pais ou responsáveis concordando com a participação das crianças e adolescentes nas atividades.

Além das aulas e surf treino semanais, os alunos também participam de campeonatos de surf locais e regionais. Também são oferecidas atividades e entretenimento

• Surf Day TPM: Evento que tem como finalidade empoderar, ensinar e compartilhar a paixão pelas ondas do mar com mulheres de todas as idades que querem aprender a surfar.

Todas ações e projetos contam com a colaboração de voluntárias e integrantes da organização TPM (Todas para o Mar). Atualmente há a necessidade de auxílio para os custos emergenciais do coletivo e para manter as ações como o projeto Inclua Surf, com contas de luz, água, internet, aluguel da sede, conserto de pranchas, roupas para surfar, protetor solar, lanche, transporte.

Nuala Costa,residente na Baía de Maracaípe em Pernambuco. Iniciou a carreira no surf aos 16 anos em Maracaípe por meio de um projeto social. Foi a primeira mulher e primeira mulher negra a representar profissionalmente o estado de Pernambuco em campeonatos de surf nacional e internacionalmente.

Sua carreira no surf foi invisibilizada, onde não conseguia patrocínios nem apoios para competir, decorrência de sua aparência. Após 15 anos morando na Europa, retornou ao Brasil e deparou-se com as mesmas dificuldades entre as surfistas, principalmente as negras nordestinas. Assim nasceu a idealização do projeto TPM – Todas para o Mar .

Desde 03/20 realizamos uma campanha de distribuição de cestas básicas / produtos de higiene em decorrência da COVID-19 com doações e uma vaquinha online. Até o momento atendemos em torno de 350 famílias residentes na Baía de Maracaípe.