SER - Atados | Plataforma de Voluntariado
Salvador, BA

SER

Nos especializamos na criação colaborativa de iniciativas inovadoras que promovem o desenvolvimento local, com impacto positivo e sustentabilidade.

Sobre a organização

Nossa história

A história da SER começa quando um grupo de jovens amigos, dentre eles Juca Cunha e Camila Godinho decidem fundar o Instituto Diversidade em 2006 com o objetivo de promover o

desenvolvimento local a partir do fortalecimento de lideranças comunitárias. A patir daí atuaram realizando ciclos de formações para lideranças comunitárias, bem como no apoio ao processo de regularização das associações. Após um ano de reestruturação e atentos a uma nova economia e aos negócios de impacto

em 2014 o Instituto Diversidade se transformou na SER mantendo a missão de contribuir para a construção de sociedades sustentáveis por meio do desenvolvimento e promoção de iniciativas inovadoras com impacto positivo.

Público Atendido

Somos focados no desenvolvimento territorial e por isso, nosso público atendido depende muito de que comunidades atuamos. Mas prioritariamente podemos dizer que são homens e mulheres de baixa renda, acima de 18 anos.

Projetos Desenvolvidos

Atualmente executamos o Observatório do Programa Casa Cidades do Fundo Casa, monitorando mais de 150 projetos de comunidade de base em todo o país. O monitoramento é realizado através de uma plataforma online onde também acontece a divulgação dos resultados de cada projeto.

Também fomos resposáveis pela formação de 90 Agentes do Empreendedorismo, projeto do Parque Social com o objetivo de fomentar o desenvolvimento local em diversas comunidades de Salvador através do empreendedorismo. A formação abordou temas como desenvolvimento comunitário, comunicação não violenta, cidadania e, economia colaborativa e solidária.

Em 2018 lançamos um projeto próprio junto com os parceiros Aú Marketing com Propósito e a agência de comunicação Objectiva. Juntos criamos um movimento para a restauração da da Mata Atlântica Baiana, o Tree Elétrico, tendo como estratégia de mobilização o Carnaval de Salvador. Utilizando a técnica dos Sistemas Agroflorestais plantamos mais de 2 mil mudas em parceria com a Cooperativa JK, em Mata de São João.

A importância do nosso trabalho

Como organização nordestina, acreditamos ser de suma importância desenvolver, mais e melhor, a região. Reconhecemos que a região está em desvantagem de oportunidades dentro do cenário nacional. Temos convicção de que o desenvolvimento se dá através do fortalecimento institucional de organizações de base e facilitando a sua participação em redes. Além disso, o time de profissionais da SER, que é composto, dentre outros, por administradores, comunicólogos, economistas, todas pessoas especializadas e experientes em processos de facilitação para comunidades de base, com saberes que vão do profissional ao acadêmico.