avatar
São Carlos, SP

Se Mudando

Nascemos com o objetivo de quebrar barreiras e ter impacto perene na vida das pessoas em situação de rua, reinserindo-as à sociedade.

Sobre a organização

O Se Mudando surgiu em 2018, durante uma reunião de Planejamento Operacional do PET Produção, grupo de extensão do Departamento da Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com o objetivo de ser uma ponte entre pessoas em situação de rua e o mercado de trabalho. Ao longo do caminho, o grupo percebeu que somente emprego não bastava, era necessário algo a mais.

Após procurar referências em alguns cases de sucesso ao redor do mundo, chegamos em um modelo inovador a nível nacional, o Rapid Re-Housing. Metodologia mais eficiente no processo de reintegração e menos custosa ao Estado, se comparada às estratégias nacionais. O Rapid Re-Housing, nasce como um programa para prover moradia e serviços de assistência por curto período de tempo. Ele têm por objetivo fornecer moradia de forma rápida, aumentar a autossuficiência e estabilidade de pessoas em situação de vulnerabilidade, para se manterem fora das ruas.

Segundo a "Secretaria de Cidadania e Assistência Social de São Carlos", existem cerca de 246 pessoas em situação de rua na cidade. Nosso objetivo é mudar a vida de todas essas pessoas que vivem na cidade de São Carlos.

Nossa missão é quebrar barreiras e participar da mudança na vida de pessoas com trajetória de rua ao fomentar sua reinserção na sociedade.

Além disso, como forma de escalar o negócio, pretendemos ser um dos pioneiros no país a concretizar um Contrato de Impacto Social, com o qual captaremos investimento da iniciativa privada para resolver um problema do Estado, que por sua vez, dependendo da nossa eficiência vai remunerar a operação que por si retornará esse pagamento com acréscimos aos investidores.

O Se Mudando se utiliza de toda base teórica do Rapid Re-Housing para montar seu próprio programa de moradia rápida, o Programa Abrindo Portas, ainda estamos em aprendizado, visto que estamos em nossa primeira aplicação do programa.

Entendemos que temos dois fatores que precisam ser fornecidos de forma imprescindível: alimentação e moradia. Dessa forma, esses dois itens são de prioridade máxima e indiscutível. Utilizamos a Pirâmide de Maslow como base para dar apoio às decisões de suporte que englobam todos os aspectos da vida do indivíduo. A Pirâmide de Maslow é uma teoria que organiza as necessidades humanas conforme sua prioridade, das mais básicas às mais complexas.

Hoje, como Instituto Se Mudando, estamos assistindo dois casais que fazem parte do nosso Programa Abrindo Portas. Nesse período, estamos contornando adversidades que vão surgindo, além de conhecer melhor nossos assistidos para tentar fornecer o melhor apoio de desenvolvimento e estabilização que podemos.

Vamos revolucionar o modo como a sociedade lida com o desafio social da população em situação de rua no Brasil!