Movimento que busca oferecer à todos os participantes espaço para expor trabalhos artísticos, música e poesia estimulando a Arte e Cultura independentes.
APRESENTAÇÃO DO PROJETO
Através de uma ideia que surgiu pouco depois da pandemia, no ano de 2020, o projeto "Sarau - A Cultura Resiste" nasce com o nome de "Sarau Café", um encontro realizado de forma remota entre amigos de algumas regiões do Brasil. Inicialmente os encontros eram quinzenais com um tema específico em cada encontro, com espaço para debates, discussões, apresentação de música e leitura. Com duração de mais ou menos 3 horas, os encontros não eram gravados nas plataformas. O projeto foi criado como forma de reaproximar e aproximar escritores, poetas, músicos, sobretudo, pessoas que estavam lidando com os desafios do distanciamento físico devido a pandemia. Surgiu em Niterói, através de uma iniciativa de uma mulher preta, estudante de Ciências Sociais e, sobretudo, artista com o objetivo de criar conexões culturais através do Sarau- A Cultura Resiste. O objetivo é dar continuidade a esse projeto através de futuros eventos presenciais.
OBJETIVO GERAL DO PROJETO
Oferecer à todos os participantes um espaço para produzir e expor trabalhos artísticos e, mais do que tudo, criar conexões culturais entre artistas de todo o Brasil. Através dessa iniciativa, o projeto visa alcançar diversas áreas culturais de Niterói e Rio, com o intuito de criar espaços possíveis e democráticos para artistas iniciantes, amadores e produtores independentes, principalmente os que estão em situação de vulnerabilidade social, econômica e emocional devido ao contexto da pandemia.
OBJETIVOS ESPECIFICOS DO PROJETO
* Possibilitar aos participantes, a reinvenção da realidade de cada artista,aproximando a realidade de cada um e seu processo intrínseco de autodescoberta através de poemas, leitura e música, rodas de conversa;
* Incentivar os participantes, principalmente os moradores de periferia e produtores independentes, a usarem a voz a favor da arte e da cultura, criando conexões culturais e poéticas através da arte da fala.
* Fomentar e promover a diversidade, trazendo para o movimento lideranças e vozes de pessoas pretas produtoras culturais.
* Estimular novas interações e a diversidade sociocultural.
* Contribuir para a construção de outros movimentos e iniciativas culturais, onde artistas, além de terem o espaço do projeto, possam construir outros espaços ou movimentos independentes.
O PROJETO É DESTINADO para qualquer pessoa, sobretudo os produtores e produtoras periféricos em situação de vulnerabilidade social e econômica que não têm oportunidade para ganhar visibilidade em seus trabalhos artísticos.