O projeto conta histórias de vida de pessoas em situação de rua através da construção de narrativas, incentivando um olhar mais sensível na cidade.
O projeto Rio Invisível busca ressignificar as pessoas em situação de rua, incentivando um olhar mais sensível na cidade. Trabalhamos para ser uma referência na construção de narrativas e criação de identidade para transformação social. A missão do Rio Invisível é ressignificar a população em situação de rua no Rio de Janeiro, incentivando um olhar mais sensível na cidade.
Escutamos e contamos histórias de pessoas. Trabalhamos para construir a identidade daqueles que estão em estado de extrema pobreza e abandono, sem moradia e acesso limitado aos direitos humanos.Buscamos nomes e histórias de cada número da estatística. Acreditamos que o primeiro passo para construir um lugar melhor e mais inclusivo é escutar aqueles que vivem e sentem a rispidez da cidade no corpo.
O ato de narrar a vida é capaz de transformar e reconfigurar papéis sociais. A partir das narrativas, construímos um olhar capaz de produzir conteúdo cultural e artístico a partir da situação de rua. Ao publicarmos as histórias, possibilitamos que outras pessoas acessem e possam ser agentes de uma transformação. Assim, no momento que aquela publicação alcança outros agentes, podemos construir uma sociedade que se ouve e se cuida.
Hoje, fazemos parte do programa de aceleração do Instituto Ekloos, em parceria com o projeto Labora do Oi Futuro.