Organização socioambiental que atua na conservação da biodiversidade de peixes da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul e na mobilização da sociedade civil.
O Projeto Piabanha, fundado em 1998, é regido pela Associação de Pescadores e Amigos do rio Paraíba do Sul, uma organização da sociedade civil de interesse público com sede e foro na comarca de Itaocara, RJ. Em uma área de 10 ha, tem como propósito restabelecer populações de peixes nativas ameaçadas de extinção. Além disso, possui outras prioridades como: executar programas de educação ambiental com milhares de alunos da rede pública e privada de ensino, de sensibilização e mobilização da sociedade civil, apoio aos pescadores artesanais, e produção científica
Projetos realizados
O Domínio das Ilhas Fluviais (DIF), área de influência direta do Projeto Piabanha, é um local de postura de ovos e larvas de espécies nativas de peixes, que oferece suporte para a manutenção dos estoques pesqueiros de uma vasta região em concomitância com os vales e planícies alagáveis que se estendem até a foz do Rio Paraíba, onde se encontram os berçários naturais para os peixes. Isso contribui para a manutenção da fertilidade da terra e da água, que determina o sucesso da agricultura e da pesca.