O Mover Vidas surgiu no coração da jovem Amanda com a finalidade de atender famílias, mulheres, jovens e crianças em situação de vulnerabilidade social.
Com o início da pandemia, tive a oportunidade de ajudar algumas famílias que enfrentaram extremas dificuldades. Foi aí que surgiu a ideia de algo maior. Mobilizando minha família e alguns amigos que abraçaram a minha causa, tive a ideia de desenvolver um projeto onde pudesse, em meio a tantas dificuldades que estamos enfrentando no novo mundo, trazer novamente esperança para essas famílias. Assim, criamos o Projeto Mover Vidas para atuar no município de Japeri. Segundo o IBGE, atualmente a população do município é estimada em 105.548 habitantes, tendo o índice mais alto de vulnerabilidade social e está em 83º lugar no Indice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Baixada Fluminense.
Conseguimos registrar nosso projeto e agora ele é um Instituto.
O objetivo do Instituto Mover Vidas é promover o bem estar físico, social e psicológico aos nossos assistidos, oferecendo o apoio com alimentação, atividades esportivas, cultural, palestras, rodas de conversas e possível capacitação técnica para um futuro emprego, tornando-os integrantes da sociedade. Por meio desse processo, visamos diminuir a ociosidade, subnutrição, violência, gravidez precoce, dependência química e outras situações de riscos.
Temos como público-alvo famílias que vivam em condições de vulnerabilidade, crianças, jovens e adolescentes.
Seguem abaixo os programas oferecidos:
• Semana verde: As famílias assistidas receberão o apoio semanal de uma cesta de hortaliças. Diminuindo os casos de subnutrição e anemia.
• Cine Céu: Cinema itinerante a céu aberto. O Cine céu também abrange peças teatrais com parceiros e encontros de poesias.
• UP: Apoio emocional, psicológico e social para mulheres que se encontram com problemas de baixa autoestima e que sofrem com relacionamentos abusivos.
• Vida em ação: Promove atividades físicas para todas as pessoas que desejarem aprender algo novo e ter qualidade de vida. Além de aprender a se defender e ter disciplina. Teremos capoeira e kickboxing no nosso quadro de esportes.