Projeto Flores do Bem - Atados | Plataforma de Voluntariado
Recife, PE

Projeto Flores do Bem

Temos como objetivo a criação de bibliotecas sociais, distribuição de mudas para reflorestamento e atividades culturais dentro das comunidades.

Sobre a ONG

A ONG foi criada em 2017 e nosso primeiro projeto foi criar a Biblioteca Comunitária Francisco de Assis na comunidade de São Domingos Sávio no bairro do Alto José Bonifácio, utilizando o espaço da Associação dos Moradores, onde atendíamos cerca de 50 crianças fazendo atividades culturais, incentivo a leitura de livros de literatura e atividades para desenvolvimento cognitivo. Embora tenhamos atingido em sua grande maioria o público infantil, a criação da biblioteca é voltada à todos os públicos, seja ele infantil, jovem ou adulto.

Entre as atividades que realizamos, estão: as rodas de diálogo, contação de histórias, aniversariante do mês, café da manhã literário, nosso "cinemateca", atividades temáticas como por exemplo o "Arraiá da Biblioteca", aulas de Yoga e Meditação com voluntários, aulas de precursão e capoeira. Nesse período de pandemia, desenvolvemos a ação de arrecadar alimentos para ajudar famílias em situação de desemprego e fome.

Somos uma comunidade muito carente, onde temos um grande índice de envolvimento com a criminalidade, uso de drogas e problemas familiares entre os jovens e suas famílias e a importância do trabalho de nosso projeto é poder ajudar na mediação de conflitos, já que temos contato diário dentro da comunidade, trazer o conselho tutelar para orientações e necessidade dos moradores, promover o dia da cidadania para que os moradores tenham acesso à informações judiciais, acompanhamento psicológico, dia da saúde e tudo isso contando com o apoio dos voluntários.

Precisamos unir forças para tentarmos dar mais qualidade de vida e despertar uma nova consciência aos moradores da comunidade, de que é preciso participar da sociedade, é preciso ser atuante e exigir o direito que nós temos.