Promovemos o protagonismo de crianças e adolescente, trabalhando a favor da justiça social nas esferas do brincar, da cultura, da arte e da educação não formal.
A nossa história começa em 2012, com um grupo de amigos que, com o objetivo de conhecer as necessidades da comunidade do Peri Alto - bairro da zona norte de São Paulo, com alta vulnerabilidade social - realizou um trabalho de pesquisa com os moradores e se confirmou a inexistência de equipamento público de lazer ou de cultura na região.
O Projeto PIPA nasce, então, com a proposta de oferecer, em especial às crianças e aos adolescentes, um espaço de integração a fim de minimizar a deficiência desses equipamentos na região.
Em 2018, o Pipa passa por um processo de institucionalização. Deixa de ser um coletivo e passa a ser uma organização social. Nasce a Associação Pipa unindo forças com o Preparando o Futuro – Cursinho Popular, com o propósito de expandir suas ações e dar maior sustentabilidade aos dois projetos.
Atualmente somos uma Organização da Sociedade Civil com o objetivo de promover o protagonismo de crianças e adolescente e atuar a favor da justiça social nas esferas do brincar, da cultura, das artes e da educação não formal.
Atuamos no bairro Jardim Peri, no distrito Vila Nova Cachoeirinha e na Brasilândia, bairros vizinhos da Zona Norte de SP, ambos classificados como Grupo 6: Vulnerabilidade Muito Alta (o último da escala), segundo o IPVS (Índice Paulista de Vulnerabilidade Social).
Não possuímos convênio e/ou parceria com o poder público, atuamos de forma voluntária, 4 dias por semana.
Círculo: PERIpécias:
- Atividades voltadas para o: Resgate do Brincar (Oficinas Lúdicas com o Dia do Brincar e Dia de Cinema);
- Incentivo à Leitura (Biblioteca e Cantinho da Paz);
- Alfabetização (Projeto Letra Viva de Alfabetização para crianças que passaram da idade comum e não estão alfabetizadas);
Cultura Popular (Ensaio do grupo de Crianças do Maracatu Encanto da Mata).
Círculo: Preparando o Futuro:
- Cursinho Popular, com o objetivo de ingressar em Escolas Técnicas (ETECs), e desenvolvimento de Projeto de Vida, com aulas de orientação vocacional, saídas culturas e visitas técnicas.