A Casa da Árvore é um projeto de prática de cuidado à infância e seus cuidadores em favelas do Rio de Janeiro.
A Casa da Árvore desenvolve projetos de atenção à infância e seus cuidadores. Surge enquanto um projeto de extensão da UERJ e é inspirado no trabalho realizado na Maison Verte, criada na França pela psicanalista Françoise Dolto.
Nossos projetos visam deslocar o território da clínica individual e privatizada para espaços mais acessíveis às comunidades e às crianças moradoras de favelas, bairros ou contextos periféricos.
Os projetos tem como base a criação de espaços de troca que favoreçam a ampliação do potencial criativo das crianças e de seus cuidadores, buscando a construção da autonomia e a promoção da saúde mental, além de disseminar uma ética de cuidado e de valorização da infância.
O primeiro Espaço de Convivência Casa da Árvore surgiu em 2001, no Morro dos Macacos, no Rio de Janeiro. Em 2003, foi inaugurado o Espaço de Convivência do Morro do Turano, também no Rio e, em 2004, foi a vez da Ilha da Conceição, em Niterói, e do Morro do Chapéu Mangueira, no Rio. Todos os Espaços de Convivência foram criados levando em conta as características próprias de cada comunidade.
Em 2003, a Casa da Árvore inicia o projeto Cuidando de Quem Cuida, que busca valorizar e promover a formação de uma rede de apoio entre profissionais da educação infantil.
Nos territórios em que atuamos, realizamos também um trabalho que visa identificar parceiros para tecer e articular uma rede que potencialize ações voltadas para o cuidado com as crianças. Desde 2009, realizamos Campanhas de Valorização da Infância, com o objetivo de sensibilizar e chamar a atenção das comunidades para importância do cuidado à infância de maneira integral. Essas ações, somadas às rodas de conversas com cuidadores, compõem o Núcleo Ações na Comunidade.
Ainda em 2009, a Casa da Árvore foi convidada pelo Ministério da Saúde a participar da formulação de uma política específica para a população de 0 a 6 anos – a Estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis. Desde então tem participado ativamente da construção do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI). Este movimento também levou a Casa da Árvore a construir ações em parceria com a Atenção Básica nas comunidades onde está inserida, desenvolvendo Espaços de Convivência dentro de Clínicas da Família.
Atualmente, estamos implementando um novo Espaço de Convivência na Ilha da Conceição, o qual funcionou por 16 anos e teve as atividades suspensas em 2020. Do mesmo modo, estamos reformulando o Espaço de Convivência do Morro do Turano, que desde 2016 atua em parceria com a Clínica da Família Estácio de Sá - agora ganha uma nova parceira, a ONG Fazendo Arte. E desde 2020 estamos iniciando um Projeto de Rede de Cuidado Compartilhado na Pequena África, na região da Gamboa, em parceria com a Lanchonete, desenvolvendo roda de mulheres, grupo de apoio “Cuidando de quem cuida” e atendimentos infantis.