avatar
Rio de Janeiro, RJ

Obra Social Casa Padre Damião

A Instituição busca contribuir com ações específicas que auxiliem aos usuários nas suas questões sociais e na prevenção da ocorrência dos riscos sociais.

Sobre a organização

A OBRA SOCIAL CASA PADRE DAMIÃO, situada à Rua Desembargador Isidro, 123, Tijuca, Rio de Janeiro, RJ, é uma instituição civil, religiosa e de assistência social, sem fins lucrativos, tem como mantenedora a Comunidade Paroquial dos Sagrados Corações e inúmeros amigos contribuintes que ao longo de décadas vem auxiliando seu funcionamento.

A Instituição tem como característica, desde sua fundação, prover o atendimento das demandas da população em vulnerabilidade social da área da grande Tijuca.

Público de atendimento: crianças na faixa etária de 4 a 5 anos, idosos com idade acima de 60 anos e seus familiares e comunidade.

Presta Serviços de Proteção Social Básica e garante a universalidade do atendimento independente de contraprestação.

Público Idoso: Benefício de cesta básica e atendimento social com atividades socioeducativas desenvolvidas conforme interesse e necessidade do público em atendimento, levando em consideração o estado de bem estar social do idoso. Busca-se também fomentar o cuidado e atenção à saúde - tendo como elemento norteador a saúde em sua integralidade e como um direito - e a importância do fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio social.

Pùblico Infantil: As atividades realizadas semanalmente, no horário de 7:30 às 16h, têm como objetivo permitir a integração de crianças da mesma faixa etária, bem como o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

São planejadas atividades que possam contribuir para a promoção da cultura, da fraternidade entre as crianças, famílias e a comunidade.

De acordo com a faixa etária as práticas são elaboradas através de estratégias lúdicas, estabelecendo vínculos afetivos, ampliando as possibilidades de comunicação e socialização infantil. A ideia é estimular para que a criança utilize as diversas linguagens, seja corporal, musical, plástica, oral e escrita ajustada às diferentes intenções e situações de comunicação.

Além disso, levar a criança a conhecer diferentes manifestações culturais, considerando as atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas, bem como de valorização da diversidade.

O trabalho desenvolvido pela Instituição ao longo desses anos tem causado melhoria da qualidade de vida das pessoas atendidas, pois promove o acesso a benefícios e serviços a segmentos etários desprovidos de atendimento em suas necessidades básicas.