A LBV possui natureza beneficente e filantrópica, com atuação na Educação Regular, em Ações Humanitárias e preponderantemente na Assistência Social.
A Legião da Boa Vontade (LBV) é uma associação civil de direito privado, de natureza beneficente e filantrópica, sem fins econômicos, de caráter educacional, cultural e, preponderantemente, de assistência social, de duração indeterminada. Fundada oficialmente em 1º de janeiro de 1950, na cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, Brasil, pelo jornalista, radialista, poeta e escritor Alziro Zarur (1914-1979), possui característica filosófica, apolítica, apartidária, antissectária, ecumênica e altruística. Tem como Diretor-Presidente o jornalista, radialista, escritor e compositor José de Paiva Netto.
O trabalho da Legião da Boa Vontade tem o reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU), com a qual tem colaborado há mais de vinte e cinco anos. Em 1999, foi a primeira instituição da sociedade civil brasileira a obter o status consultivo geral (grau máximo) no Conselho Econômico e Social (Ecosoc).
Referência internacional como a organização que educa com Espiritualidade Ecumênica, a LBV tem por finalidade a Assistência Social e a Educação, por meio da defesa e garantia de direitos.
Realiza Servços e Programas continuados na Assistência Social e na Educação Regular, além de prestar atendimentos à pessoas que vivenciam ou vivenciaram crises humanitárias, e realizar concessão de benefícios.
O público atendido é composto por pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social e risco, sendo atendidas: crianças, adolescentes, jovens, adultos (principalmente mulheres) idosos e famílias. Também atua com ações de assessoramento para orgnizações sociais de pequeno porte, movimentos sociais, organizações de usuários, lideranças comunitárias e aplicando formação e capacitação para profissionais e trabalhadores da Assistência Social.
Como novas frentes de atuação, está estruturando projetos de Ações Humanitárias com migrantes, mulheres vítimas de violência e idosos em situação de apartação social e isolamento. Além de pessoas em extrema pobreza. Outra vertente é a Educação Permanente, onde são elaborados conteúdos on line das áreas educacional e social voltados à profissionais que desejam se aprimorar e se capacitar para o exercício de suas funções.
A Instituição tem capilaridade nacional, estando presente em todas as regiões do país, com 81 unidades físicas, entre elas: 73 Centros Comunitários, 5 Escolas e 3 Abrigos para Idosos. Promove grande impacto na vida dos atendidos, valorizando suas vivências, estreitando laços afetivos, formando redes de apoio e desenvolvendo suas potencialidades com vistas a sua emancipação e exercício pleno da cidadania e contribuindo para a diminuição da pobreza e das desigualdades sociais.