avatar
Tabuleiro do Norte, CE

Instituto Brotar

O Instituto Brotar é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos e com atividade sócio produtivo que atua no semiárido nordestino.

Sobre a organização

O Instituto Brotar passou por muitas mudanças desde a sua fundação. Foi criada para ser uma associação de caminhoneiros, pois é uma categoria que tem relevância em nosso município. Mas por necessidade de se tornarem mais unidos foi feito a adesão de todos os caminhoneiros a Associação que já tinha uma melhor organização e nesse momento passou a denominação de "Instituto de Desenvolvimento e Formação Cidadã". Em 2017 os integrantes da diretoria fez um convite a um grupo de técnicos e lideres comunitários para assumir a direção e assim surgiu a renovação da diretoria e passamos a atender Agricultores e Agricultoras Familiares e que prevalece sendo o nosso público até hoje. Quando essa nova diretoria assumiu procurou desenvolver projetos que combatessem o uso de agrotóxicos e a degradação do nosso solo. Em 2019 o Instituto de Densenvolvimento e Formação Cidadã passou a ser chamado de Instituo Brotar (nome de fantasia).

Passamos a trabalhar um modelo de convivência com semiárido baseado na Agroecologia.

O nosso primeiro projeto chamado de "Comunidades Vivas" que atendia as famílias de agricultores com a implantação de tecnologias sociais de Bioágua e Biodigestores. O bioágua é uma tecnologia social que reutiliza as águas cinzas(banheiros e cozinhas) e após o processo de filtragem biológica é aproveitada no cultivo de quintais produtivos familiares. Já o Biodigestor é o processo de aproveitamento do gás metano(Fermentação das fezes dos animais) para gerar o gas de cosinha em substituição ao gas butano.

O PRAE - Programa de Reuso de Água nas Escolas, que é a adaptação do bioágua para as escolas, onde aproveita as aguas utilizadas nas cozinhas e banheiros das escolas, para o cultivo da horta escolar e atende 21 escolas na cidade de Morada Nova. O projeto tem a implantação de 01 tecnologia em cada Unidade

Escolar e também é ministrada aulas de Educação Ambiental focada no ecossitema do semiárido. Esse processo de capacitação e palesta atinge 360 professores e 3 788 alunos, gerando 4 148 impactos diretos.

Trabalhamos também com o projeto ativas, com recursos incentivados. Os projetos visam proporcionar lazer, saúde e bem estar à população, desenvolvendo atividades esportivas como xadrez, vôlei, futebol, futsal, capoeira e boxe para crianças e jovens e ginástica para adultos impactando 1067 vidas dentre crianças jovens e adultos. Os participantes recebem os materiais necessários para a prática das atividades

incluindo o fardamento 496 pessoas atendidas em Tabuleiro do Norte e 600 pessoas atendidas no município de Alto Santo.

Esses projetos do esportes recebe o Apoio da Enel Companhia Energética do Ceará.