Atuamos no enfrentamento as violações dos DH e vulnerabilidades sociais enfrentadas pela população, especialmente: Mulheres e Jovens Negros da Baixada.
O Instituto Herdeiras de Candaces é uma organização da sociedade civil, apartidária, laica e sem fins lucrativos, fundada em setembro de 2007 no município de Belford Roxo, no qual foi reconhecida como utilidade pública municipal pela Câmara Municipal de Vereadores.
Desenvolvemos ações, projetos, programas através de parcerias e cooperação técnica, a fim de realizar capacitações, atividades culturais e educacional, seminários, encontros, congressos e palestras, garantindo assim participação e poder de discussão em diversos seguimentos da sociedade civil e nos espaços de articulação política, fortalecendo ações antirracistas.
O instituto integrou a coordenação executiva e política do Fórum Estadual de Mulheres Negras do estado do Rio de Janeiro, com o compromisso de dar visibilidade às conquistas coletivas das mulheres negras intervindo no enfrentamento às situações de discriminação racial e racismo. Integrou a Comissão da Banca de Entidades do Rio de Janeiro, que selecionou dez jovens negros/afro-brasileiros com idade entre 18 e 24 anos para participar do Concurso Jovens de Negócios, organizado pela instituição The Center for Afro-Brazilian-American Cooperation, que foi patrocinado pelo U.S. Department Of State, em 2009. A jovem finalista do Instituto Herdeiras de Candaces, foi classificada para a fase final do concurso.
A Instituição mantém contato direto com as mulheres do seu território de ação, bem como de outras regiões da Baixada Fluminense onde realizamos ações diretas ou indiretas através de parcerias firmadas com projetos sociais, OSC ou instituições Governamentais.
O Instituto busca oferecer uma base de formação fomentando a projeção e a emancipação da população negra, sobretudo da juventude e das mulheres no contexto do resgate histórico e político, viabilizando a inclusão social através da autonomia socioeconômica e a efetivação das políticas de gênero, raça e juventude nos diversos seguimentos sociais que contribuam para seu empoderamento e crescimento político.
Nossas ações e projetos são desenvolvidos através das áreas estruturantes no Instituto que são: Educação, Cultura, Saúde e Direitos Humanos.
As atividades visam dar protagonismo aos assistidos, tirando da invisibilidade, através das capacitações, formações, empoderando, promovendo assim, o pertencimento e autoestima com a valorização da Identidade Negra.