O Instituto surgiu em 2007, a partir de reflexões e questionamentos de um grupo multidisciplinar de profissionais com experiência e prática clínica, que identificaram que a população de baixa renda não tinha acesso aos cuidados de saúde mental. E através de levantamentos em escolas da região da Vila Matilde, zona leste de SP, ficou evidente a ausência de um local onde as crianças, adolescentes e a comunidade em estado de sofrimento emocional e/ou com dificuldades de aprendizagem, pudessem procurar ajuda, por isso o Instituto se estabeleceu nessa região.
Então o Instituto foi criado para atender a essa demanda por cuidados em saúde mental, através de atendimentos individuais em psicologia, e psicopedagogia, de forma gratuita para a população carente, com o objetivo de oferecer tratamento e prevenção à doenças emocionais e também com a realização de atividades socioculturais aos alunos de uma escola estadual.
Em 2021 realizamos 2.272 atendimentos em Psicologia e 486 em Psicopedagogia, e 255 horas de aulas de musica e dança para 100 alunos de diversas séries da Escola Estadual Albergaria.
Estamos atendendo prioritariamente, crianças e adolescentes de casas de acolhimentos da Zona Leste, pois temos uma demanda crescente desse público, que necessita de muita ajuda para enfrentar os seus problemas emocionais, pois nos tornamos referência no atendimento a esse público, reconhecido inclusive pelo Juiz da Vara da Infância.