CDD SKATE-ARTE oferece atividades culturais e esportivas para crianças e jovens.
O projeto CDD SKATE ARTE nasceu em 2018 diante da intervenção militar que acontecia no Rio de Janeiro, contra partida decidimos realizar uma intervenção sociocultural na Cidade De Deus, que era palco da guerra urbana que acontecia no ano. O projeto conseguiu reformar uma pista de skate dentro da favela, arrecadou 15 skates para as aulas e promoveu eventos esportivo/cultural, oficinas e palestras.
Acreditamos que o esporte pode ser um caminho de transformação na vida de crianças e jovens, podendo ter um outro destino para a vida deles, se decidirem ser profissionais ou servindo como ferramenta de escape necessário. É muito importante nesse âmbito da periferia porque é um suspiro dentre tantos acontecimentos ruins. Juntos ampliaremos convivência comunitária por meio de ações integradas e complementares ao desenvolvimento esportivo. O aumento de mais de 100% apurado de 2011 para 2021, mostra que o número de praticantes de skate nunca esteve em uma ascensão tão expressiva. Todo o desenvolvimento da criança deve ter, como ponto de partida, a experimentação e a sensibilização. O que a criança é, o que sente e sabe ela aprende através dos sentidos e dos contatos diretos.
Hoje temos aulas que acontecem 2 vezes por semana na Praça Quirino área 13, oferecendo atividades culturais e esportivas para 60 crianças e jovens matriculados. Promovendo a inclusão social através de aulas semanais de skate, incentivando a iniciação esportiva, como estratégia de novas oportunidades, ferramenta de combate a marginalização e violência urbana, levando outra visão de mundo, autonomia e saúde para os participantes. As aulas semanais acontecem tanto na praça como no espaço Sesi Cidania, onde conseguimos uma parceria para estar utilizando as salas e auditório.
Nossos objetivos são:
- Desenvolvimento social dos participantes
- Desenvolver as potencialidades esportivas
- Contribuir na formação do ser humano através do resgate da auto-estima
- Oferecer um novo olhar sobre a vida aos participantes, afastando-os da criminalidade presente na comunidade
- Acessibilidade de jovens e crianças em situação de vulnerabilidade social praticarem essa vertente esportiva
- Diversão/lazer para crianças que vivem em área de guerra urbana.
Realizamos eventos, como campeonato de alunos e convidados, realizados de 6 em 6 meses, incentivando a prática e valorização da modalidade. O projeto atende 60 crianças e jovens e busca parceria para aumentar o número de inscritos e sustentabilidade para continuar as atividades.