Cultura, arte e educação para o desenvolvimento social e humano no território da Bahia.
A Casa de Barro é uma organização cultural fundada em 25 de julho de 2005 a fim de contribuir com o desenvolvimento social, humano e cultural na Bahia. As ações são transversais, multidisciplinares e privilegiam os campos da cultura, da arte e da educação.
Nossas ações são dedicadas a provocar a percepção do público do seu eu individual e coletivo no tempo e espaço; proporcionar a fruição e qualificação técnico-profissional nas artes; gerar renda e oportunidades de trabalho e inserção social; empoderar social e politicamente meninas e mulheres, estimulando o protagonismo feminino e a participação cidadã; combater o racismo e outras formas de exclusão social.
Atuamos com crianças, adolescentes, jovens, famílias, comunidades, escolas públicas, educadores. No campo da educação e cultura empreendemos nossos esforços para preservar, promover, valorizar, celebrar e difundir a diversidade cultural e nossos bens patrimoniais de natureza imaterial. Nas artes trabalhamos com a leitura e escrita criativa, teatro, contação de histórias, fotografia, rádio, audiovisual.
Com a leitura e escrita provocamos o incentivo às leituras (de livros e do mundo) e o registro escrito de narrativas pesquisadas e construídas. Como resultado já publicamos livros e blogs. Com o teatro e contação de histórias trabalhamos a representação cênica de nosso legado cultural. Os espetáculos frutos dessas formações circulam por escolas, praças e instituições parceiras. Com a fotografia, o audiovisual e o rádio promovemos formações técnicas que culminam, respectivamente, com exposições, produções de vídeos, programas de rádio tendo as pessoas, lugares, festas, elementos de nossa cultura viva como elemento central.
Na perspectiva da geração de renda, além da profissionalização nas artes e articulação de negócios, trabalhamos na qualificação e assessoria técnica em empreendedorismo, fomentando a economia criativa de comunidades tradicionais do território. Nos dedicamos a criar frentes de trabalho e geração de renda com diversos segmentos produtivos.
Na trajetória já ganhamos alguns prêmios e menções honrosas em reconhecimento ao mérito do trabalho desenvolvido, bem como fomos contemplados em editais públicos, privados, nacionais e internacionais. Temos 02 livros publicados sob autoria de crianças e adolescentes, 02 documentários de registro da memória oral com pessoas de notório saber das nossas tradições culturais, 01 etnodocumentário de registro de uma manifestação cultural da região; 02 edições do programa de rádio Cultura Viva (2015 e 2019). Além destes, em 2018 lançamos 14 rádios documentários que trazem narrativas orais e histórias de vida de rezadeiras, benzedeiras e curandeiras de Cachoeira, São Félix e Maragojipe e em 2019 iniciamos um processo participativo de construção de Cachoeira como cidade museu através do projeto de fotografia “Eu sou patrimônio!”.
Somos Ponto de Cultura, Ponto de Memória, Ponto de Leitura e Pontinho de Cultura.