Fundado em 2018, com sede no Brasil e atuação internacional. Une ciência, educação e filantropia, trabalha no combate à hanseníase.
Com sede em Curitiba (PR) e atuação internacional, o Instituto Aliança contra Hanseníase – AAL, na sigla em inglês (Alliance Against Leprosy), é uma associação sem fins lucrativos fundada em 2018 que une ciência, educação e assistência no combate à hanseníase.
Tem foco exclusivo em hanseníase e seu objetivo é qualificar profissionais de saúde para que possam diagnosticar e tratar a hanseníase de forma ética e comprometida com a população afetada; disseminar informações de qualidade sobre a doença para conscientizar a população e combater a discriminação; e prestar assistência a pessoas com deficiências físicas causadas pela hanseníase.
As ações filantrópicas reúnem parcerias com poder público, iniciativa privada, terceiro setor e campo científico, dando suporte a pesquisadores dedicados a uma das doenças mais negligenciadas do mundo, e viabilizando doações de materiais e dispositivos de tecnologia assistiva ofertando melhorias na qualidade de vida das pessoas acometidas pela hanseníase, em todo o Brasil.
O Instituto AAL também atua na difusão de informações qualificadas, incentivando o diagnóstico precoce para assistência à população afetada pela doença.
Nossos princípios organizacionais
O Instituto AAL nasceu da vontade de ajudar pacientes, levando assistência e informação de qualidade, com embasamento ético e científico. Atua em conjunto com as pessoas com hanseníase, ouvindo suas necessidades e preferências. Valoriza a transparência e presta conta de suas atividades com reconhecimento internacional, utilizando auditoria externa realizada pela MAZARS, empresa internacionalmente reconhecida, que opera em 90 países.
MISSÃO: Ampliar as condições de diagnóstico, tratamento e reabilitação de pessoas acometidas pela hanseníase, por meio de ações inovadoras, formação de profissionais e fomento à pesquisa, para a sua inserção social.
VISÃO: Ser referência internacional no cuidado às pessoas acometidas pela hanseníase e no suporte aos profissionais de saúde.
Nossos eixos de atuação
O Instituto Aliança Contra Hanseníase une ciência, educação e filantropia no combate à hanseníase. Nossos eixos de atuação são definidos em:
CIÊNCIA: presença nos principais eventos científicos nacionais e internacionais. Apoio institucional a projetos científicos relacionados à hanseníase.
EDUCAÇÃO: disponibilização de conteúdo técnico e capacitação de profissionais de saúde para o diagnóstico e tratamento da hanseníase, de forma ética e comprometida. Disseminação de informações de qualidade à população para a prevenção e o combate à discriminação e preconceito.
REABILITAÇÃO: atuação proativa, com doação de materiais e dispositivos de tecnologia assistiva para pessoas com deficiências físicas causadas pela hanseníase.