avatar
Fortaleza, CE

Instituto Ação e Reação

Nosso lema é: agir, reagir e superar! Formamos atletas para serem cidadãos que contribuam com suas ações de forma positiva para a sociedade.

Sobre a organização

Fundada no dia 1º de dezembro de 2007, com o nome Associação Escola de Judô Ação e Reação, pelo seu idealizador e presidente Cassio Januario Neto Nobre, Faixa preta 5º DAN com nível superior em Educação Física, onde o mesmo, começou sua vida no esporte em 14 de março de 1988 na capital cearense, Fortaleza, no Bairro da Aerolândia na Associação Comunitária do Lagamar. O trabalho iniciado com esta escola tem o intuito de disseminar o judô no Estado do Ceará, e levar a arte do caminho suave para toda a grande Fortaleza e para os 184 municípios do Estado do Ceará. A instituição prima pela filosofia ensinada no Judô enfatizando os valores como a ética, disciplina, respeito, lealdade, gratidão, perseverança e o comprometimento em formar além de atletas, pessoas de bem (cidadãos), que zelam a família e as amizades conquistadas baseadas nos valores construídos com a vivência dos treinamentos desta arte educacional chamada Judô. O nome “Ação e Reação” se originou de um livro de biomecânica na Universidade de Fortaleza – UNIFOR. No ano de 2016 a instituição passa por mudanças, onde passa a ser Instituto Ação e Reação - IAR. Nossa missão é Agir, Reagir e Superar junto das pessoas que fazem parte da nossa família.

Judô: A modalidade é o carro-chefe da entidade e está presente atualmente através do Instituto Ação e Reação beneficiando 190 crianças e adolescentes entre 04 e 18 anos em 4 municípios de 2 estados do Nordeste Brasileiro, são eles: Fortaleza/CE (nos bairros da Parangaba; Sapiranga; Mucuripe e Morro Santa Terezinha e Praia do Futuro), Massapê/CE, Senador Sá/CE e Cajazeiras/PB. A disciplina, respeito, cooperação, comprometimento e humildade são alguns dos fundamentos judoísticos levado sempre às aulas o que reflete de forma positiva, diretamente no rendimento escolar dos beneficiários. Nossos projetos de judô destinam-se prioritariamente a crianças e adolescentes entre 04 e 18 anos. Após essa faixa-etária o atleta é mantido no projeto visando a continuidade do trabalho feito durante a infância e adolescência o afastando das ruas e ocupando seu tempo ocioso além de promover o seu bem-estar físico e estimulando o seu crescimento pessoal.

Vôlei: A modalidade existe através de um grupo de 26 mulheres trans que buscam estar inseridas e aceitas no mundo esportivo além de ser o momento de lazer em um dia da semana quando se encontram para treinar, jogar, fazer novas amizades e juntas superar em todos os desafios por serem quem são: Mulheres. O time está localizado em Fortaleza/CE e hoje é o segundo maior time de vôlei trans feminino somente atrás de um time paulista.