A IKMR é uma organização sem fins lucrativos que atua especificamente na proteção dos direitos de crianças refugiadas no Brasil.
A IKMR é uma organização não governamental brasileira, sem fins lucrativos, parceira do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), fundada no ano de 2012, que atua em defesa dos direitos das crianças em situação de refúgio no Brasil. Sendo a única no país a se dedicar especificamente a esse grupo de crianças.
Para a legislação brasileira, a criança refugiada é aquela que foi obrigada a deixar seu país devido a um fundado temor de perseguição por motivos de: raça, religião, nacionalidade, por pertencer a um grupo social, por opiniões políticas de seus familiares, conflitos armados, violência e violação generalizada de direitos humanos.
Atualmente a organização atende aproximadamente 1.0000 crianças de 0 a 17 anos por meio de programas cultura e educação; que integram 450 núcleos familiares que são assistidos pelo programa de assistência social, emergencial e humanitária, somando o total de 2.000 pessoas refugiadas beneficiadas.
PROJETO CIDADÃS DO MUNDO
Implementado desde 2016, o projeto de educação complementar com orientação educacional multidisciplinar é realizado em parceria com a Agência da ONU para Refugiados, atendendo 250 crianças entre 04 e 17 anos, com uma equipe pedagógica formada por pedagogas e professoras licenciadas que realizam o acompanhamento pedagógico de alunos à distância. O Programa ainda conta outras modalidade atendimento presencial como: monitoria, assessoria escolar e atividades extra-curriculares.