avatar
São Paulo, SP

Grupo Unido Pela Reintegração Infantil - GURI

Somos uma ONG que tem como objetivo despertar nas crianças, adolescentes e famílias a necessidade de ser um cidadão com senso crítico, ético e consciente.

Sobre a organização

O Guri nasceu dentro da igreja catolica como iniciativa filantropica chamada Pastoral da criança que distribuia Sopão. Em 1995 ela tornou-se uma ONG com CNPJ atendendo crianças e adolescentes com atividades educativas jogos, brincadeiras, café da manhã, almoço e distribuia o famoso farelo para as crianças desnutridas da comunidade tudo dentro do espaço da igreja catolica na Vila Santa Francisca Cabrini na região do Grajaú periferia da zona sul de São Paulo. Essa parceria com a igreja catolica durou 20 anos. Até que em 2013 fomos expulsos da igreja, pois o Padre que assumiu a Paroquia na epoca entendia que trabalho social era atender confissões, visitar doentes e levar comunhão. O trabalho com crianças e adolescentes da comunidade não era problema dele e sim da ONG. Para não deixar as crianças largadas a mercer do tráfico que estava se espandindo por todas as ruas e recrutando os adolescentes, nos alugamos uma casa na comunidade e ficamos por tres anos. Até que em 2020 conseguimos a doação de uma casa onde estamos atualmente.

Antes atendiamos crianças, adolescentes, jovens e famílias.

Já chegamos atender 8.300 pessoas por ano.

Hoje com espaço reduzido, precisando de reforma, com dificuldades financeiras e sem convenio estamos atendendo cerca de 1.500 usuarios por ano.

Temos hoje um projeto socioeducativo chamado Crê-Ser que atende crianças e adolescentes de 6 a 14 anos em contra turno escolar com atividades de capoeira, artes, roda de conversa, roda de leitura, jogos, brincadeiras e cuidados com o meio ambiente, visando fortalecer os vínculos familiares. Ainda servimos almoço ou jantar para as crianças e adolescentes. Com as famílias temos escuta ativa e encontros de formação e informação visando os direitos e deveres, ampliação de mundo, o fortalecimento dos vinculos familiares e encaminhamentos para as redes de serviços.