Somos uma instituição que trabalha com o acolhimento de pacientes oncológicos em todas as suas necessidades.
No inicio, era apenas um pequeno grupo formado por mulheres que se conheceram após um período de dor. Angustiadas e inseguras, a maioria com um histórico similar de acometimento do câncer de mama, elas lutavam para entender tamanha avalanche em suas vidas e o processo de fragilidade emocional que advém da doença, pela dor, se encontravam semanalmente e numa quase terapia de grupo, se revelavam e se ajudavam mutualmente. De suas inseguranças, tiraram forças para sonhar com novas possibilidades para as pessoas que viriam a sofrer deste mesmo mal. Pensaram, sobretudo, nas muitas mulheres que vieram a óbito, sem sequer ter a chance de contar suas histórias, em razão do diagnóstico tardio da doença.
Cientes de todo o sofrimento que a palavra câncer provoca, foram a luta, levantando uma bandeira contra o preconceito, o portador da doença não carece de piedade e sim de empatia. Começaram então, a se apresentar publicamente, levando informações sobre a doença aos quatros cantos da cidade. Desta trajetório o sonho de acolher pacientes oncológicos deu frutos e nasceu o Grupo de Apoio e Prevenção do Câncer Se Toque.
O Grupo de Apoio e Prevenção do Câncer Se Toque, atua no Vale do Aço há 20 anos prestando acolhimento a pacientes oncológicos das três cidades que compõem nossa região e municípios vizinhos, a premissa de nossas ações sempre foi a assistência, empatia e respeito aos nossos pacientes. Para além deste trabalho, também atuamos na frente da Prevenção ao Câncer através de palestras, eventos, passeatas e demais atividades concentradas em nossa região.
Com sede na cidade de Ipatinga, atualmente acolhemos demandas de mais de 40 cidades, através dos projetos que realizamos na Casa de Apoio Se Toque, tentamos atuar em todas as frentes das necessidades dos pacientes oncológicos, oferecendo hospedagem, alimentação, cestas básicas, dieta enteral e suplementos alimentares. Além dos serviços apresentados é ofertado aos pacientes oncológicos acompanhamento social, acompanhamento psicológico, fisioterapia, arteterapia, rodas de conversa, massoterapia, hipnoterapia, dança árabe e alongamento. Todos os serviços oferecidos só são possíveis de serem desenvolvidos através de doações de pessoas físicas e jurídicas.
Com a atuação do Grupo Se Toque na cidade pacientes, acompanhantes e motoristas tem um local para fazer refeições durante o período de tratamento, podem utilizar os espaços comuns da Casa. Os pacientes e acompanhantes hóspedes recebem toda a estrutura física e assistencial para permancer durante todo o período de tratamento na Casa de Apoio. São esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025, nosso papel é atuar para promover a prevenção do câncer e apoiar pacientes que já receberam o diagnóstico em todas as esferas, nosso projeto surgiu de um momento de incerteza e fragilidade, mas queremos oferecer aos que estão passando por isso no momento uma mão cheia de solidariedade estendida.