Gerando impacto e transformação social em favelas por meio da Cultura, Esporte, Educação e Qualificação Profissional!
Somos o Cultura Urbana, um Instituto de desenvolvimento social que atua, estrategicamente, em favelas e periferias da zona oeste do Rio de Janeiro, para promover a cidadania e transformação social, por meio dos eixos de cultura, esporte, educação, comunicação, qualificação profissional e geração de renda. Desde 2011, trabalhamos para que crianças e jovens tenham um futuro melhor e com mais oportunidades.
NOSSA MISSÃO
Gerar impacto e transformação social em territórios de favelas e periferias e promover o acesso à cidadania, por meio da cultura, esporte, educação, comunicação, qualificação profissional e geração de renda.
NOSSA VISÃO
Ser referência por gerar impacto e transformação social nos territórios de atuação, mediante uma gestão eficiente, inovações tecnológicas e ações de autossustentabilidade.
NOSSOS VALORES
RESPEITO
Respeitar a todos e a diversidade, sem nenhuma discriminação. Aqui somos todos iguais.
COMPROMISSO
Comprometimento com a nossa missão, visão enossos valores.
ÉTICA
Ética e transparência com os nossos atendidos, comunidade, parceiros, colaboradores e sociedade em geral.
SER CADA VEZ MELHOR
Ousar e inovar para ser cada vez melhor.
QUALIDADE
Desenvolver nossos projetos e ações com qualidade e entregar os melhores resultados aos nossos atendidos e parceiros.
PROTAGONISMO
Estimular e valorizar o protagonismo e empoderamento das pessoas.
DIÁLOGO
Dialogar sempre, para encontrar as melhores soluções para todos.
SINTA-SE BEM
Um lugar onde todos se sintam bem e acolhidos.
COMO SURGIMOS
O Cultura Urbana nasceu através da iniciativa do ator e produtor cultural Fabrício Silvestre, um jovem goiano que se aventurou, em 2006, vir sozinho para o Rio de Janeiro, em busca de uma oportunidade no mercado artístico. O sonho de seguir carreira no cinema e na TV não se concretizou mas deu início a uma nova trajetória, repleta de desafios.
Em 2009, Fabrício começou a ministrar gratuitamente uma oficina de teatro na sala de uma igreja, no bairro da Taquara/Jacarepaguá, zona oeste do Rio de Janeiro. A oficina cresceu e acabou se tornando um grupo amador de teatro, o Grupo Teatral Taquara, mais conhecido como GTT. O grupo deixou a sala da igreja e passou a funcionar na comunidade do Jordão, no mesmo bairro.
Percebendo a necessidade de fortalecer e ampliar as atividades socioculturais no Jordão e em outras comunidades da região, Fabrício Silvestre idealiza o Cultura Urbana e em 2011, juntamente com alguns alunos da oficina de teatro, fundam oficialmente a organização.
Ao longo dos anos, o Cultura Urbana ampliou suas atividades, incluindo novos projetos como o Jovens Campeões, uma experiência que gerou ótimos resultados, fazendo com que a organização adotasse o esporte como uma das ferramentas para transformação social de crianças e jovens.