A Fundação para Segurança do Paciente (FSP) é uma associação sem fins lucrativos que visa informar a sociedade a respeito das falhas na assistência à saúde (popularmente chamadas de "erros médicos").
Quando viramos pacientes ou acompanhantes, ficamos completamente perdidos, sem saber ao certo o que perguntar ou como participar do nosso tratamento. Eu posso recusar um procedimento? Como posso garantir que não irão me operar do lado errado?
Estas informações não são transmitidas com clareza à população e este é o nosso objetivo: informar para que toda a sociedade possa ser mais engajada e ativa no seu tratamento, servindo de barreira de proteção contra essas falhas na assistência.
Somos uma equipe formada por médicos, enfermeiras, pacientes, familiares, engenheiros, empreendedores que sonham em colaborar na construção de um sistema de saúde mais seguro através da colaboração.
Atuamos principalmente através das nossas redes sociais (Instagram, Linkedin, Facebook e Twitter), de palestras em hospitais para salientar a importância da humanização no atendimento ao paciente e lives no Youtube. Além disso, organizamos um workshop denominado "Cuidado Comigo", idealizado e realizado pelo grupo de pacientes e familiares da FSP, no qual elas ensinam como ser um acompanhante e paciente participativos.
As falhas na assistência à saúde já são a terceira causa de morte no Brasil e EUA, ficando atrás apenas do câncer e das doenças cardiovasculares. Toda semana nos deparamos com notícias de brasileiros morrendo em clínicas de estética, de cirurgias mal feitas, cirurgias do lado errado, em paciente errado e outras falhas. Todo indivíduo deveria receber as informações necessárias para escolher o melhor serviço de saúde e ser protagonista de seu tratamento, auxiliando os profissionais de saúde a tomarem as melhores decisões.