avatar
Brasília, DF

Fundação Brasileira de Teatro - FBT

Espaço cultural e educacional criado por Dulcina de Moraes para o Teatro e para as Artes, com objetivo de formar, promover e dignificar a profissão artista.

Sobre a organização

A Fundação Brasileira de Teatro tem 65 anos de história. Foi criada em 1955, no Rio de Janeiro, por Dulcina de Moraes e renomados artistas da época, com o propósito de servir ao teatro e às artes.

Depois de 17 anos de funcionamento naquela cidade, na década de 60 transferiu sua sede para Brasília, onde se encontra até o presente momento. Seu edifício foi desenhado por Oscar Niemeyer e conta com 05 andares de salas de aula, de ensaios, laboratórios, marcenaria, galeria de artes, estúdios, biblioteca e um grande acervo que guarda a memória do teatro brasileiro. Desde 1982, abriga também a Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, que chegou a ter mais de 2 mil alunos por semestre; e o Teatro Dulcina, tombado como patrimônio do GDF. É um verdadeiro templo da cultura nacional.

Graças à garra, aos sonhos e ao compromisso de Dulcina de Moraes, mulher pioneira, revolucionária e grande artista brasileira, a FBT foi a primeira Fundação voltada para artes teatrais do Brasil e marcou a história, a luta desta categoria e a conquista de direitos trabalhistas, profissionalização e dignificação deste ofício.

Dulcina de Moraes faleceu em 1996 e a Fundação Brasileira de Teatro permanece ativa, firmando sua vocação de espaço de formação em arte e promoção de cultura. Além da Faculdade, que oferece cursos de graduação em Artes Cênicas e Artes Visuais, também são oferecidos bimestralmente Cursos Livres em diversas áreas artísticas, pela Academia Dulcina.

Atualmente, passados períodos de glória e também de dificuldades, a FBT passa por um momento de reestruturação. Com o tempo, as instalações do prédio se deterioraram e dívidas foram acumuladas. Por isso, desenvolvemos a Campanha Levante Dulcina, que vem promovendo diversas ações que visam a revitalização do Espaço Cultural Dulcina de Moraes, com o apoio de diversas camadas da sociedade, a fim de voltar a ser um polo de profissionalização de artistas, técnicos das artes e arte-educadores e palco de criação e realização artística e cultural.

Saiba mais em: https://www.dulcina.art.br/levantedulcina