avatar
Florianópolis, SC

Fibromiálgicas

A Fibromiálgicas reduz o sofrimento causado pela epidemia de Fibromialgia no Brasil por meio de nossa plataforma de atendimento online.

Sobre a associação

Fibromialgia (fibro) é um distúrbio de dor debilitante que afeta todo o corpo, especialmente músculos e articulações. É uma doença invisível e difícil de diagnosticar. Não há cura.

Além da dor constante, fadiga, problemas cognitivos e mais de 140 outros sintomas documentados pela ciência, os pacientes com Fibro enfrentam sérios transtornos mentais, incluindo depressão, ansiedade e alterações de humor. Atualmente, 70% dos pacientes com Fibro sofrem de depressão. Destes, 30% são suicidas. 6% tentaram suicídio.

A Fibromiálgicas, por meio de nossa plataforma online, conecta pessoas com Fibro a recursos que as ajudam a lidar com sua doença, reduzindo seu sofrimento. Impactamos três públicos principais: os provedores de serviços de saúde; os líderes de associações que abordam os desafios da Fibro; e as pessoas que sofrem desta doença horrível.

Exemplos de nosso impacto incluem como nossa pesquisa nos ajudou a descobrir que a psicoterapia é excepcionalmente eficaz na redução do sofrimento da Fibro. Isso nos levou a oferecer psicoterapia gratuita para aqueles afetados pela Fibro, expandindo a conscientização sobre esta doença dentro das comunidades de psicoterapia. Além disso, alcançamos os líderes das 35 organizações que abordam os desafios da Fibromialgia em todo o Brasil, oferecendo treinamento online para ajudá-los a expandir sua eficácia e, portanto, seu impacto no Brasil, ensinando-os a usar as ferramentas para reduzir o sofrimento da Fibromialgia.

Há pouco, se houver, trabalho de curso sobre fibromialgia em escolas médicas. Treinamento especializado é vital para trabalhar com fibromialgia. Portanto, devemos educar nossos profissionais de saúde (especialmente psicólogos, que são nosso foco).

Como o tratamento biopsicossocial é crucial no tratamento de pessoas com fibromialgia, acreditamos que uma rede que abrace toda a nossa comunidade e incentive o engajamento multifuncional é vital para promover a cura de nossos pacientes. Portanto, nossa comunidade inclui familiares, amigos, colegas de trabalho e profissionais como reumatologistas, neurologistas, ortopedistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, dentistas, nutricionistas e terapeutas integrativos. Atraímos profissionais que apreciam o potencial comercial que oferecemos e encontram valor em fazer networking com nossos profissionais.

Como a fibromialgia afeta predominantemente mulheres, nossa rede aborda os desafios que afetam as mulheres (especialmente aquelas com baixa renda), incluindo abuso psicológico, violência doméstica e demandas sociais debilitantes, que infelizmente mantêm os 8,8 milhões de portadores de fibromialgia no Brasil presos em ciclos cruéis de dor, violência e pobreza. É por isso que envolvemos assistentes sociais, advogados e a atenção de políticos. Já contribuímos com sucesso para mudar a política pública no Brasil em benefício dos cidadãos que sofrem de Fibro e estamos compartilhando e oferecendo nosso modelo para todo o Brasil.