A Onda verde tem a sua sede própria em Tinguá, Nova Iguaçu, e atua com atividades de Educação Ambiental para jovens, capacitação e com restauração florestal.
A Entidade Ambientalista Onda Verde é uma ONG de direito privado e sem fins lucrativos, instalada em Tinguá, Nova Iguaçu, desde 1998, sua sede é vizinha de uma das principais áreas de preservação da Mata Atlântica do Estado e do País, a Reserva Biológica do Tinguá.
Atuando nessa região desde então, a Onda Verde construiu e mantém uma forte parceria com a comunidade possibilitando a participação de todos no desenvolvimento das ações.
Atendemos público em geral, da comunidade e dos municípios da Baixada Fluminense com ações de Educação Ambiental conscientizando-os sobre a importância da preservação do meio ambiente; ações de capacitação para jovens visando sua inclusão no mercado de trabalho, atuamos com jovens mulheres na questão da equidade de gênero, e também realizamos ações de restauração florestal.
Desde a sua criação, em 1994, a Onda Verde já realizou diversos projetos atendendo por ano em torno de 10.000 estudantes; já plantamos mais de 800 mil mudas nativas de Mata Atlântica. Em 2006 ganhamos o Prêmio de Melhor Trabalho em Educação Ambiental, no Prêmio Brasil Meio Ambienta; em 2008 ganhamos em 1º lugar na categoria Comunidade, com o projeto Cuidando das Águas, no Prêmio Ouro Azul.
Mantemos parcerias com empresas, organizações não-governamentais, órgãos dos governos federal, estaduais e municipais, desenvolvendo atividades de pesquisa e diagnóstico; proteção de espécies e de ecossistemas ameaçados. Usualmente, o financiamento das ações planejadas pela Onda Verde é viabilizado por meio de programas e projetos temáticos e específicos, submetidos à apreciação do financiador e de acordo com os seus mecanismos (edital, carta convite, demanda espontânea, etc.) e agenda dos mesmos(restauração florestal, desenvolvimento sustentável, educação ambiental).
A Onda Verde participa em nível estadual da Rede Estadual da Mata Atlântica; Rede Estadual de Educação Ambiental; do Conselho da APA estadual do Alto Iguaçu – APA Tinguá; do Conselho da APA Municipal Tinguá, formada por diversos segmentos da sociedade civil; do Conselho da Reserva Biológica do Tinguá;além de participar do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – Postos Avançados (PA) da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.