O Coletivo COE atua no Complexo do Chapadão desde 2006 promovendo a literatura, arte, cultura e educação.
O Coletivo COE atua no Complexo do Chapadão desde 2006 promovendo a literatura, arte, cultura e educação. Nossos projetos:
Biblioteca Paulo Freire: fundada em 2006 por um grupo de amigos que incomodados com a situação social, econômica, política e cultural de Costa Barros e Anchieta perceberam claramente a necessidade de ações que resgatassem a importância da leitura, do livro, da arte e da cultura nas suas comunidades. Diversas ações foram desenvolvidas e outros projetos foram criados. Assim, a Biblioteca antecedeu a criação do Coletivo COE. Atualmente possui acervo com cerca de 3 mil livros, mais de 100 discos de vinis, cd 's, dvd' s, além de alguns antiquários.
Festa Literária do Complexo do Chapadão: a FLICC é a primeira e única festa literária que acontece no Chapadão. Em 2016 foi realizada sua primeira edição, em 2018, a segunda e em 2022 a terceira. A FLICC celebra a literatura, os encontros, afetos, a memória e a arte, porém, pode-se afirmar que tal festa promove, produz e divulga a cultura periférica abrangendo o teatro, as artes visuais, a música clássica, o rap, as rodas de conversa, os ciclos de debates. Enfim, a FLICC é ao mesmo tempo uma festa literária, artística e cultural, aos moldes das grandes festas literárias nacionais, com a diferença de ser absolutamente democrática e anticapitalista, não havendo cobranças de ingressos, sendo todas as atividades abertas ao grande público.
Projeto Agroecológico Quintal Escola Chico Mendes: Teve início em 2020 com o objetivo de transformar o Quintal em um espaço de vivências, valorização da memória, pertencimentos, produção cultural e sustentabilidade. Neste espaço são produzidos, juntos aos moradores, alimentos orgânicos para o consumo dos moradores e para venda, além cursos e oficinas gratuitas aos moradores do Chapadão.