Somos uma obra social localizada em Duque de Caxias/RJ, que acompanha mulheres em situação de violência doméstica e familiar, na luta por uma cultura de paz.
O Centro de Defesa da Vida Irmã Hedwiges Rossi - CDVida, é uma Obra Social da ASPAS –Ação Social Paulo VI, da Diocese de Duque de Caxias. Foi criado em 1998 pelas Assistentes Sociais Ir. Eunice Berri e Ir. Maria Lunardi (Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas), responsáveis por elaborar e implementar este projeto pioneiro de prevenção e enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher na Baixada Fluminense.
A missão do CDVida se constitui em contribuir para a valorização e defesa da vida, com mulheres vítimas de violência de gênero, doméstica e social, fomentando uma cultura de não violência e colaborando na discussão e proposição de políticas públicas para este fim. A organização busca agir diretamente na prevenção, defesa e garantia de direitos, na Geração de Trabalho e Renda para mulheres e suas famílias e se articula com instituições e movimentos sociais.
As atividades desenvolvidas pelo CDVida são divididas em Eixos:
O eixo Prevenção engloba o enfretamento à violência doméstica e familiar, por meio de dois Projetos:
O Projeto Vida: Esse projeto presume o acolhimento, atendimento interdisciplinar, encaminhamento e monitoramento das mulheres em situação de violência de gênero, doméstica, familiar. É realizado por profissionais do Direito, Serviço Social e da Psicologia, que realizam atendimentos sociais e psicológicos às mulheres e seus filhos.
Projeto Geração de Trabalho e Renda: Fornece capacitação a mulheres empreendedoras para que essas possam contribuir com a renda familiar ou garantir seu sustento, bem como o de suas famílias.
O eixo Formação Política: Atua na prevenção, denúncia e visibilidade das questões que envolvem a violência de gênero, doméstica e familiar contra a mulher. Esse eixo pressupõe a realização de palestras, rodas de conversa, cursos e seminários em escolas, empresas, instituições governamentais e não governamentais.
O eixo Articulação Política: Tem como objetivo proporcionar participação em espaços de debate social, atuando na proposição de políticas públicas para mulheres no Município de Duque de Caxias.