A Casa Fluminense é um espaço permanente para a construção coletiva de políticas e ações públicas por um Rio mais justo, democrático e sustentável.
Formada em 2013 por ativistas, pesquisadores e cidadãos identificados com a visão de um Rio mais integrado, a Casa acredita que a realização deste horizonte passa pela afirmação de uma agenda pública aberta à participação de todos os fluminenses e destinada universalmente a todo o seu território e população e não apenas - ou prioritariamente - para as áreas centrais da capital.
Funcionamos assim como polo de uma rede de pessoas e organizações dedicado a fomentar ações compartilhadas voltadas à promoção de igualdade, ao aprofundamento democrático e ao desenvolvimento sustentável no Rio, alcançando por inteiro nossa “cidade metropolitana” comum. A Casa Fluminense atua com três estratégias: mobilização, monitoramento e incidência.
Articulamos organizações e cidadãos engajados na construção pública do Rio por meio da colaboração permanente em encontros, cursos e fóruns, e o estímulo à circulação pelo Rio inteiro.
Agregamos informações e dados sobre a metrópole fluminense, qualificando a formulação de propostas e promovendo o monitoramento das políticas públicas.
Atuamos para fazer com que as propostas geradas na rede de parceiros alcancem o debate público, os meios de comunicação, o poder público e a sociedade fluminense como um todo.