avatar
São Paulo, SP

Casa de apoio Brenda Lee

Organização da sociedade civil fundada em 1986 e constituída juridicamente em 1992 com a missão de acolher LGBT em situação de vulnerabilidade.

Sobre a organização

Nascida Cícero Caetano Leonardo, Brenda chegou a São Paulo aos 14 anos e tornou-se figura conhecida e festejada do bairro do Bixiga. Comprou uma casa nesse bairro, em 1984,  e posteriormente criou a Casa de apoio Brenda Lee que abriga pessoas com HIV, travestis ou não, rejeitados por parentes.

Assim surgiu a iniciativa de implantação de “Casas de apoio” por todo o país. São as associações que passam a administrarem as mesmas, como também a desenvolverem ações específicas de cuidados ao público com HIV/AIDS, cuja missão é a responsabilidade social em garantir ao público o seu direito à saúde e à reintegração na comunidade.

As Casas de apoio são residências na comunidade, que funcionam como estrutura de suporte de acolhimento temporário ou de longa duração, que abrigam pessoas que apresentam sintomatologia do HIV ou primeiro sinais e sintomas da AIDS, mas também de acordo com a tipificação da casa, acolhem-se pessoas com HIV/AIDS com maior grau de dependência para realizar atividades e cuidados da vida diária, necessitando cuidados especiais. A Casa é uma entidade civil, de caráter beneficente, sem fins lucrativos, que se abrigava adultos vivendo com HIV/AIDS, durante 365 dias do ano e pelo tempo necessário para a reabilitações de cada atendido.

Visando potencializar as atividades da Casa Brenda Lee e ampliar sua atuação, a atual diretoria elaborou um Plano de Ação para desenvolver serviços, projetos e programas voltados a assistência social, cultura, educação, direitos humanos e saúde, conforme previsto nos objetivos fundamentais e prioritários do Estatuto Social da Casa. O Plano 2018 conta com a implantação de Repúblicas LGBT em alguns municípios (em processo de articulação). Consta ainda, o estabelecimento de parceira com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – SMADS, através da participação nos processos de chamamento público para os diversos Serviços Socioassistenciais na cidade de São Paulo.

No dia 21 de abril de 2018, a Casa Brenda Lee inicia a parceria para o desenvolvimento do Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes – SAICA, nome fantasia SAICA Brenda Lee, no Distrito Freguesia do Ó, Supervisão de Assistência Social Freguesia do Ó e Brasilândia – SAS FO.