A nossa razão de existir é o atendimento a jovens em situação de vulnerabilidade social, para que tenham a oportunidade de integração ao mundo do trabalho.
O CAMP Oeste - Centro de Assistência e Motivação de Pessoas foi fundado em 09 de fevereiro de 1983. É uma entidade sem fins lucrativos, administrada por membros dos Rotary Club São Paulo Sumaré, Oeste e Lapa.
Durante 38 anos de existência do CAMP Oeste foram atendidos mais de 30 mil jovens. Com sede no bairro da Lapa, o Camp Oeste tem como objetivo a promoção e a valorização da pessoa humana, por intermédio de sua missão de investir na cidadania e fortalecer a pessoa e a comunidade.
A nossa razão de existir é o investimento no atendimento a jovens de 15 a 17 anos que se encontram em situação de vulnerabilidade social, para que tenham a oportunidade de integração ao mundo do trabalho em atividades que promovam o seu desenvolvimento econômico, social e de combate à pobreza por intermédio da empregabilidade.
O trabalho do CAMP Oeste está voltado a complementar as ações da família e comunidade, na proteção e desenvolvimento do adolescente e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais; pretende ainda assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário, social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo; possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural dos jovens, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã.
Nossas ações propiciam vivências para o alcance de autonomia e protagonismo social; estimulam a participação na vida pública do território e desenvolvem competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo; possibilitam o reconhecimento do trabalho como direito de cidadania. Além de tudo, contribuir para a inserção e permanência do jovem no sistema educacional.
Por fim, entendemos que seja importante destacar que o CAMP Oeste tem atuado ao longo de sua trajetória em consonância com os objetivos adotado na cúpula das Nações Unidas em 2015, que estão estabelecidos na agenda 2030 para a transformação do mundo, que visa o desenvolvimento sustentável do planeta. O que evidencia que a entidade tem feito um trabalho de extrema relevância para a sociedade em que está inserida, os objetivos são os seguintes:
Erradicação da pobreza
Educação de qualidade
Igualdade de gênero
Trabalho descente e crescimento econômico
Consumo responsável
Paz, Justiça e Instituições eficazes