Desde 2012 promovemos o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens por meio do esporte, da educação e da cultura, no Complexo do Alemão/RJ.
A Associação Nagai é uma tradicional academia de artes marciais, especializada em Judô, fundada em Recife, em 1972, pelo pelo Sensei Tadao Nagai, 9º Dan de Judô, que em 2012, iniciou sua atuação no campo social, quando a filha de Tadao, Silvana Nagai, ex-atleta campeã brasileira de Judô, pós-graduada em Judô e mestre em treinamento de alto rendimento desportivo, aliou-se ao primeiro brasileiro campeão Pan-Americano de Judô, Luiz Alberto Gama de Mendonça e iniciaram o Projeto Malacacheta, com o intuito de promover o desenvolvimento humano integral de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, por meio do esporte, da educação e da cultura.
O objetivo era utilizar o Judô como uma ferramenta de desenvolvimento humano, democratizar o acesso ao esporte, à educação, ao lazer e a cultura. Então, muito mais que a prática esportiva, o projeto Malacacheta da Associação Nagai tem como objetivo apresentar um panorama cultural às crianças e jovens do projeto, além de funcionar como um complemento ao processo de ensino aprendizagem, pois desenvolve a disciplina, o comprometimento e a ética, valores fundamentais para o desenvolvimento do cidadão.
Nosso primeiro desafio foi criar um ambiente acolhedor que possibilitasse o desenvolvimento das habilidades não só no aspecto esportivo, como especialmente no âmbito socioemocional.
Mais do que formar atletas, nosso projeto quer formar cidadãos éticos e conscientes.
Neste sentido, o projeto de Judô Malacacheta é uma importante ferramenta para democratizar o acesso ao lazer, ao esporte, à cultura e à educação no Complexo do Alemão, uma das favelas mais violentas do Rio, que apresenta níveis alarmantes de insalubridade, agravados pela chegada do novo Coronavírus.
Regularmente, as crianças e jovens participam de atividades culturais, tais como espetáculos teatrais, musicais, ampliando a visão de mundo e são estimulados a desenvolverem a criatividade em atividades artístico-esportivas. Anualmente promovemos o "Arraiá da Nagai" e a "Nagai Embu Judô", que une música aos movimentos do Judô, numa coreografia criada pelos próprios alunos e que já foi atração no palco do Festival do Japão em São Paulo.
Hoje, com aproximadamente 150 alunos, o projeto impacta a vida de mais de 700 pessoas e tem como um dos principais resultados a formação de multiplicadores e o aumento do rendimento escolar. De forma amadora, porém bem intencionada, articulamos bolsas de estudos com escolas particulares para que estes jovens com alto potencial acadêmico possam se desenvolver e ter poder de escolha, inclusive de cursar uma Universidade. Dois Senseis (professores) do projeto são ex- alunos, formados faixas pretas por nós, graduados pela Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro, principal entidade esportiva do Judô dentro do Estado e ingressaram na universidade, no Curso de Educação Física.