Somos uma associação que luta incansavelmente pela causa animal, por meio de resgates, tratamento, castração, manutenção e doação desses animais.
A Associação Mato-grossense Protetora dos Animais – APAM foi fundada em 1996 e está sob a direção da Dra. Sueli Nanami Uesugui desde 2003, a qual incansavelmente vem lutando pela causa animal, por meio de resgates, tratamento, castração, manutenção e doação desses animais.
Mesmo sem muito apoio, a APAM tem mantido, por meio de aluguel, um abrigo, que hoje conta com 26 cães e 20 gatos.
Em julho de 2016, uma nova diretoria se formou com o objetivo de ajudar ainda mais os animais já resgatados e, dentro do possível, resgatar outros animais em estado de maus-tratos e abandono.
A APAM possui um grupo com 42 protetores voluntários, 25 padrinhos e uma página na rede social Facebook, atualmente, com mais de 13 mil seguidores, e um perfil no Instagram, com mais de 9 mil seguidores, por meio dos quais, divulga informações sobre eventos promovidos em prol dos animais resgatados, além de atualização sobre seu estado de saúde, fotos dos animais disponíveis para adoção, doações recebidas, orientações sobre saúde, cuidados e bem-estar animal e busca de animais desaparecidos ou perdidos de seus donos.
No último ano, vários eventos foram organizados, tais como, rifas, vendas de almoço e realização de bazares todos com o objetivo de levantar recursos para arcar com as despesas mensais do abrigo, além das variáveis que podem ocorrer em virtude de acometimento de doenças nos abrigados e em resgates.
Por meio da Lei Municipal nº 6.235, de 24 de novembro de 2017, a APAM foi declarada uma instituição de utilidade pública para o Município de Cuiabá.