Somos uma instituição que apoia gestantes em situação de vulnerabilidade, cujo foco é a prevenção do abandono e orfandade infantil ainda no ventre materno.
A Associação Materna foi criada em outubro de 2019; ela é o resultado de 23 anos de atuação no cuidado da gestante & bebê. O trabalho se iniciou de maneira assistencialista dentro do ambiente de igrejas, com a promoção de chás de fraldas para mulheres carentes. Evoluindo posteriormente para um projeto social desenvolvido junto a gestantes em situação de vulnerabilidade social. O objetivo atual, com a ampliação no atendimento, contextualiza-se às necessidades urbanas de mulheres grávidas na grande metrópole que é São Paulo, sendo totalmente alinhado aos objetivos 3, 4, 5 e 8, da Agenda da ONU dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Nosso trabalho tem como foco a prevenção do abandono e orfandade infantil ainda no ventre materno, onde o maior beneficiado é o bebê, pois com a assistência às futuras mamães, promovendo uma gestação saudável e responsável, os bebês tendem a ser mais amados, aceitos e bem cuidados.
Nossa média de atendimentos é de 100 (cem) gestantes por ano, que chegam até nós vindas de todos os extremos da cidade.
O Projeto Materna é composto por quatorze encontros semestrais, realizados às terças-feiras, onde diferentes temas pertinentes à gestação e maternidade são abordados e discutidos com as participantes. Oferecemos orientação multidisciplinar sobre saúde, condições da gravidez, relação mãe / bebê e planejamento familiar. Às mães é fornecido o vale-transporte, lanche e jantar para, assim, garantir o comparecimento aos encontros.
Visando a inserção / reintegração destas mulheres no mercado de trabalho são realizadas oficinas de capacitação profissional e geração de renda. Isso tanto permite um auxílio no sustento da família, quanto atende à preocupação de manter estas mães o máximo de tempo possível em casa com seus filhos.
A valorização e resgate da autoestima (como mulher, mãe, esposa) também é uma das nossas finalidades, então, são despertadas e desenvolvidas aptidões voltadas aos segmentos em alta de artesanato, moda, beleza e culinária. Tudo isto proporciona uma melhor qualidade de vida para elas e seus filhos.
Grupo terapia
Sob a ótica de um atendimento integral (holístico) oferecemos também sessões de terapia de grupo. Trata-se de um trabalho colaborativo, de escuta ativa por parte dos terapeutas que estão dispostos a aliviar as angústias e medos presentes neste momento de vida da gestante.
Bazar Social Materna
Esta é mais uma proposta que foca na autoestima das participantes e na sua liberdade de escolha. Semanalmente elas recebem um valor de 50 “Mater card” (nossa moeda social que corresponde a R$ 50,00), a serem gastos na loja montada especialmente para elas, com departamento infantil, feminino, masculino, cama / mesa / banho, calçados, bijuterias...
A Casa de Parto é o nosso próximo desafio a ser alcançado. Hoje em dia, em São Paulo, existem apenas duas opções públicas que atuam com a proposta do parto humanizado - pretendemos ser a terceira.