avatar
Belo Horizonte, MG

Associação Irmão Sol - Casa dos Pequenos

A Associação Irmão Sol, Unidade Casa dos Pequenos, é uma entidade sem fins lucrativos que acolhe crianças sob medida protetiva, conforme preconiza o ECA.

Sobre a associação

A Associação Irmão Sol (AIS) é uma entidade beneficente que iniciou seu trabalho com catadores de papel e meninos de rua em 1989. A mesma, foi registrada em 1991 no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Em 1992 outras casas foram construídas, no bairro Copacabana, das Indústrias e Santa Mônica e em 1993 foi reconhecida como de utilidade pública estadual e municipal.

Em 1996, foram inauguradas Unidade de Acolhimento Casa Tremedal no Carlos Prates para sistematizar a preparação para vida independente (adolescentes de 12 a 18 anos, sexo masculino) e a Casa dos Pequenos, no bairro Sagrada Família para receber os recém-nascidos e as crianças de até 6 anos. Em 1999, assumimos a administração do Lar Madre Michel, atualmente Unidade de Acolhimento Casa dos Irmãos, para acolhimento de grupos de irmãos, de ambos os sexos de 7 a 12 anos, que estavam separados em outras instituições. Em 2000, a Entidade foi reconhecida como de Utilidade Pública Federal. Já em 2001 foi inaugurada, no bairro Trevo, a Unidade de Acolhimento Casa das Meninas para crianças de 7 a 12 anos.

Atualmente existem cinco unidades, instaladas em diferentes regiões de Belo Horizonte com capacidade de acolher até 45 crianças e adolescentes, dos sexos masculino e feminino, onde estas têm a oportunidade de dividir experiências e expectativas de acordo com a faixa etária, acompanhadas por equipe técnica que inclui Assistente Social e Psicólogo, além de educadores.

São elas: Casa dos Pequenos, Casa dos Irmãos, Casa das Meninas, Casa Copacabana e Casa Tremedal.

Nas casas, as crianças e adolescentes contam com a infraestrutura para atender suas necessidades básicas e atenção capaz de possibilitar a mudança de suas perspectivas de vida. É valorizada a socialização, o estudo, o trabalho a autonomia, preparando-os para o retorno familiar sendo de origem ou inclusão à família substituta.

Os valores da Associação Irmão Sol, estão alicerçados no respeito, amor, dignidade, fé, ética, esperança e responsabilidade. O Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) definiu que, para crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco pessoal e social, seja por ação ou omissão da sociedade ou do Estado; seja em decorrência da falta, omissão ou abuso dos pais ou responsáveis; seja, ainda, em razão de sua própria conduta, são aplicadas medidas de proteção, entre elas o acolhimento institucional, legitimado como medida de proteção provisória e excepcional, utilizável como forma de transição para a recolocação em família de origem ou colocação em família substituta não implicando em privação de Liberdade.

As crenças adquiridas no trabalho, estão na esperança de um mundo melhor e mais pacífico, que deve começar pela garantia dos direitos da criança e do adolescente, que são vistos como um ser humano em desenvolvimento e que necessita da real atenção de um adulto cuidador e protetor para o seu bom desenvolvimento biopsicossocial.