Atualmente se tornou utilidade pública estadual, tem por finalidade principal prestar assistência e orientação às vítimas de violência doméstica e social.
A Associação Feminista Flor de Lis atualmente se tornou utilidade pública estadual, fundada em 30 de agosto de 2018, é pessoa jurídica de direito privado, constituída na forma de sociedade civil de fins não lucrativos, de caráter representativo, reivindicatório, educativo e beneficente e tem por finalidade principal prestar assistência e orientação às vítimas de violência doméstica e social, sem distinção de gênero, orientação sexual, raça, cor, nacionalidade, religião, filosofia, política ou classe social.
Não possui sede própria ainda, mas conta com uma rede de parcerias que lhe dá a estrutura necessária para realizar as reuniões e ações.
Desde sua fundação a entidade fez várias reuniões com mulheres, participou de debates em Escolas, Postos de Saúde, entre outros espaços sobre violência doméstica, emprego e renda e demais aspectos que tratam da autonomia da mulher.
Somos uma entidade composta por 12 mulheres, que atua em parceria com os demais movimentos sociais dos municípios de Porto Belo/SC, Bombinhas/SC, Tijucas/SC, Itapema/SC e Florianópolis/SC.
Através das suas redes sociais, muitas mulheres, meninos e meninas entram em contato e fazem denúncias de situações de violência, sendo que a entidade faz o acolhimento e direcionamento para os setores competentes para cada situação.
Uma das primeiras ações da associação foi a articulação com as Delegacias de Polícia de Porto Belo/SC e Bombinhas/SC ante a necessidade de se ter um local adequado para atendimento das mulheres, meninas e meninos vítimas de violência e com uma ação social de arrecadação de fundos, chamada “Feijoada do Bem”, reformou-se as salas de atendimento às mulheres nas duas delegacias das cidades, sendo que desde então Porto Belo/SC e Bombinhas/SC contam com sala especial para atendimento deste público.
A Associação Flor de Lis faz reuniões, rodas de conversa, participa de Conselhos Municipais e tem desde o ano de 2020 projetos sociais aprovados pelo Conselho Municipal da Criança e Adolescente de Bombinhas/SC e Porto Belo/SC, com financiamento do Fundo Municipal da Infância e Adolescência – FIA, bem como projetos aprovados pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
Ressalta-se que em fevereiro de 2023 ressignificamos nossa marca gráfica. Estamos atentas às mudanças, ao movimento, à luta, à solidariedade. Como diz Bell Hooks: “O feminismo é para todo mundo”.