A Apae Rio há 67 anos atende pessoas com deficiência intelectual e múltipla, entre 0 e 65 anos com atividades socioassistenciais .
APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais é um movimento que se destaca no país pelo seu pioneirismo. A primeira iniciativa de congregar pais de pessoas com deficiências e outras pessoas interessadas em apoiá-los ocorreu no Estado do Rio de Janeiro por iniciativa de Beatrice Bemis, procedente dos Estados Unidos, membro do corpo diplomático norte-americano e mãe de uma portadora de Síndrome de Down.
Assim, em 11 de dezembro de 1954 a ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS- APAE-RIO. É uma entidade civil, filantrópica, sem fins lucrativos, de Utilidade Pública, com sede e fórum no Município do Rio de Janeiro.
Hoje, decorridos sessenta e sete anos, são mais de duas mil e duzentas APAEs, espalhadas pelo Brasil. É o maior movimento filantrópico do Brasil e do mundo na sua área de atuação.
Tem como objetivo oferecer serviços de Assistencia social e saude a pessoas com deficiência intelectual e múltipla, atendendo hoje 250 pesoas entre 0 e 65 anos, promovendo a inclusão de forma integral da pessoa com deficiência intelectual e sua família, residentes no município do Rio de Janeiro, que vem de encontro ao que preconiza o Serviço Único de Assistência Social – SUAS (2005) referendado pela Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS (nº8742/93), Norma Operacional Básica –NOB (1997) e a Política Nacional de Assistência Social – PNAS (2014) legitimando sua função, integrada à Rede de Serviço Sócio assistencial Privada dos municípios da cidade do Rio de Janeiro na modalidade de Proteção Social Especial. A APAE RIO é filiada a Federação Nacional das APAES e a Federação das APAEs do Estado do Rio de Janeiro.