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Salvador, BA

Instituto Hebrom Simas

O Instituto desenvolve ações que contribuem no processo de estímulo a leitura, valorização social e disseminação da Arte e Cultura regional

Sobre a organização

O Instituto Hebrom Simas, idealizado pelo subtenente do Exército Brasileiro Sérgio Simas no ano de 2014, ainda de forma tímida, por pequenas ações voltadas para doações de cestas básicas e roupas aos mais carentes. Não tem nenhuma vinculação politico partidária nem religiosa, mantendo suas ações sempre pautadas na ética, transparência, e valorização da dignidade humana.

O corpo jurídico do Instituto foi constituído em 2016 quando passou a existir oficialmente com registros legais, sob o CNPJ 24.920.607/0001-58 com alteração no seu Estatuto em 2018, adaptando-o conforme preconiza o Marco Regulatório de 2014, na forma da Lei 13.019/2014, sendo aprovado nos conselhos CMDCA, CMI e CMASS. Recebeu os Títulos de Utilidade Pública Municipal Ato 147/2017 conforme a Lei 9.145 de 18 de agosto de 2016 e Utilidade Pública Estadual LEI Nº 13.984 DE 19 DE SETEMBRO DE 2018.

Com este valor e considerando a sua linha de atuação estruturante - Esporte, Cultura, Arte e Cidadania como viabilizador do seu compromisso e responsabilidade social na promoção do respeito, harmonia, desenvolvimento pessoal e social de crianças, adolescentes, jovens, famílias, idosos e a comunidade ao qual ela se faça presente - que o Instituto pensou em ações que contribuam no processo de estímulo a leitura, valorização social e disseminação da Arte e Cultura regional.

PROPOSTA

O Projeto BOLA DA VEZ desenvolvido pelo Instituto tem como proposta amadurecer ainda mais as ações das escolinhas de futebol das comunidades em que a vulnerabilidade social se faz presente, incluindo o reforço escolar. Suas ações utilizam, além da Educação, também a Arte e Cultura como ferramentas para o exercício da Cidadania. Busca através do futebol, aguçar o interesse de crianças e adolescentes da comunidade assistida, para as atividades que os oportunizem para novos conhecimentos, sendo um dos atrativos para fomentar diversas discussões, incluindo as rodas de conversa em um processo de interseção, aproximando a família e desenvolvendo talentos.

LEITURA ENCANTADA ITINERANTE

O recurso da leitura trazido pelo processo de ensino aprendizagem tradicional, historicamente não foi apresentado ao indivíduo aprendiz de forma prazerosa, limitando alguns a reproduzirem apenas a funcionalidade social da leitura, associada ao trabalho e/ou comunicação necessária a convivência humana. Ler e escrever diversos textos, uma história, um conto, pode proporcionar a ressignificação de conceitos, superação de dificuldades, melhoraria e requalificação de vida.

Com este entendimento e considerando a linha de atuação estruturante do Instituto Hebrom Simas - Esporte, Saúde Cultura, Arte e Cidadania como viabilizador do seu compromisso e responsabilidade social na promoção do respeito, harmonia, desenvolvimento pessoal e social de crianças, adolescentes, jovens, famílias, idosos e a comunidade ao qual ela se faça presente.