Associação Beneficente Cultural Ugo Meregalli e Biblioteca Comunitária Sete de Abril - Atados | Plataforma de Voluntariado
Salvador, BA

Associação Beneficente Cultural Ugo Meregalli e Biblioteca Comunitária Sete de Abril

Somos uma biblioteca comunitária com foco na Leitura como ferramenta de Direito Humano. Atendemos crianças, adolescentes e grupos de mulheres da comunidade.

Sobre a ONG

História:
A Associação Beneficente Cultural Ugo Meregalli existe desde 2002. Sonhada por Gicélia Barros e concretizada em parceria com a comunidade do Bairro de Sete de Abril em Salvador, iniciou como Biblioteca Comunitária, mas dois fatores foram marcantes para a ampliação de suas atividades, as demandas trazidas pela própria comunidade em outras áreas além da leitura, e a formação da gestora em Serviço Social. A partir daí, ampliou-se os horizontes de trabalho da instituição, que passou a atender também grupos de mulheres e adolescentes; Com o apoio de algumas instituições, dos comerciantes locais e dos moradores da região foi possível ampliar o espaço para que o púbico se sinta sempre muito bem acolhido.

Atividades:
orientação sobre os direitos sociais
realização de palestras de desenvolvimento pessoal;
oficinas de: artesanato, ballet, teatro, teatro de bonecos, formação em mediação de leitura
desenvolvimento de campanhas de doação para as famílias mais carentes da comunidade.

Princípios:
A instituição trabalha com os princípios de Gestão Compartilhada e a comunidade influência ativamente no planejamento, funcionamento, organização e limpeza do espaço. Temos voluntários da própria comunidade que nos ajudam a viabilizar os projetos que criamos ou que acolhemos de outras instituições.

Acreditamos que o engajamento da comunidade, as parcerias, as articulações e o serviço voluntariado são essenciais para que a Associação Cultural Beneficente Ugo Meregalli e Biblioteca Comunitária Sete de Abril se mantenha funcionando há 18 anos, e para que possamos seguir por muito tempo ainda colaborando com o desenvolvimento sociocultural da Comunidade do bairro de Sete de Abril em Salvador.