avatar
Carapicuíba, SP

Associação "A Tenda de Cristo"

Além do acolhimento de crianças e adolescentes, também realizamos projetos e atividades para crianças, adolescentes e jovens de famílias vulneráveis.

Sobre a associação

O Centro de Convivência e Cidadania Gente Feliz / Associação A Tenda de Cristo, está localizado em Carapicuíba-SP há mais de 20 anos. Mas essa história começa alguns anos antes…

EM 1985 o Padre Francesco Zambotti, um integrante da Ordem Camiliana na Itália, funda A Tenda de Cristo, atuando com a população vivendo com HIV/aids no início da pandemia.

Com o objetivo de conhecer o trabalho de excelência desenvolvido no Brasil pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas, veio a São Paulo, onde também se deparou com a triste realidade de crianças que herdavam de suas mães o vírus e também a marginalização originada pelo pânico generalizado em relação à doença. Conhecendo crianças abandonadas seja pela orfandade ou situação de doença dos pais e o preconceito, percebeu que poderia colaborar com essas vidas tão incipientes e já vivendo com tamanho estigma, fundando uma casa para que pudessem ser cuidadas e amadas, onde pudessem desenvolver seus potenciais e crescer dignamente.

Assim, em 1994, fundou a Associação A Tenda de Cristo, no município de São Paulo: inicialmente um lar para abrigar crianças e adolescentes vivendo com HIV/AIDS. Em 1998 transferiu o trabalho para o município de Carapicuíba, Grande SP Oeste e, com o surgimento de novas necessidades relacionadas à questão social, levou a Associação A Tenda de Cristo a ampliar sua atuação, acolhendo, além daquelas vivendo com HIV, outras em situação de abandono pelos mais variados motivos, mas principalmente relacionados à desestrutura familiar muitas vezes decorrentes da pobreza. Em 2002, agregou o nome de Casa da Criança Gente Feliz para melhor expressar a filosofia de trabalho que preconiza que todas as crianças merecem dignidade e muito amor para se desenvolverem de forma plena.

ATUALMENTE

Hoje, A Casa da Criança Gente Feliz tem como missão:

- Prestar o serviço de acolhimento institucional com excelência para crianças em situação de vulnerabilidade social;

- Garantir seus direitos, prioritariamente o direito à convivência familiar e comunitária;

- Desenvolver projetos de apoio e fortalecimento institucional, familiar e comunitário.

A Casa da Criança Gente Feliz vai além dos cuidados básicos como alimentação, educação e atendimento médico, pois acredita que a vida é muito mais do que isso: fornece também o acesso à cultura, religião, família, lazer, esporte e profissionalização, como determina o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. E principalmente, busca proporcionar um espaço acolhedor, afetivo e pleno de amor. Afinal, a casa é de Gente Feliz!