Nossa missão é atender as famílias em situação de vulnerabilidade social na comunidade no Batan. Atualmente estamos com 1400 famílias cadastradas.
Nossa História:
Duas amigas e um grande sonho: Atender pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Nossa história começou em 2005, quando nos questionamos: Porque não?
E assim foi criado o grupo Amigos pela Caridade.
Nossa Diretora e uma das idealizadoras do grupo, Agnes Ribeiro, possui uma história de vida encantadora junto a sua família, que sempre fez esse trabalho social.
Inicialmente, nosso projeto foi criado para a terceira idade, onde realizávamos ações pontuais em abrigos nos bairros: Realengo, Santa Cruz e Nova Iguaçu. Com o passar dos anos, constatamos a necessidade em aumentar nossa demanda e nos tornarmos uma ONG. Esse processo é bastante demorado e até o momento ainda não conseguimos finalizá-lo.
Atualmente, contamos com muitos voluntários/as que nos auxiliam em nossas ações, dando-nos apoio financeiro e de trabalho.
Vale destacar que, infelizmente, não temos ajuda governamental, assim como nenhum patrocinador fixo. Toda nossa captação de recursos é oriunda da nossa divulgação em nossas redes sociais e com amigos.
Público Atendido:
Nossa missão é atender as famílias em situação de vulnerabilidade social da nossa comunidade no Batan, nossa sede fica situada na Rua Itaporanga 328, Realengo / Rio de Janeiro. Atualmente atendemos 1400 famílias cadastradas.
Nossos projetos:
* Aula extra curricular: aula de reforço escolar em regime de contra turno, além de atividades como: balé, judô, capoeira, natação;
* Aulas e palestras educativas para familiares das crianças assistidas;
* Comemorações de datas festivas;
* Atendimento emergencial devido a COVID 19, como distribuição de cesta básica, higiênica, álcool gel e Máscaras.
Nosso Objetivo:
De acodo com o ECA, Art. 4 é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referente a vida, a saúde, alimentação, a educação, ao esporte, ao lazer, a profissionalização, a cultura, a dignidade, ao respeito, a liberdade, a convivência familiar e comunitária.
A pobreza e desigualdade social são fatores que diminuem muito o desenvolvimento das crianças e do adolescente e é também a causa de muitas violações de direitos.
A Associação Amigos pela Caridade visa justamente oferecer maneiras de tornar as crianças e adolescentes da comunidade do Batan auto-suficientes, oferecendo condições mais dignas e justas de desenvolvimento e de superação da pobreza, atráves de uma base sólida, acesso à educação, cultura, esporte e lazer, assegurando o direito dessas crianças e adolescentes.