Somos uma associação sem fins lucrativos com a finalidade de buscar os direitos das pessoas com fibromialgia para promoção do bem-estar e qualidade de vida.
A Afibs é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 21 de setembro de 2022, pelo coletivo de pessoas com fibromialgia, familiares e amigos do município de Salvador, que devido ao vazio assinstencial, estruturado pela invizibilidade da doença, uniram-se em busca dos seus direitos e qualidade de vida.
As finalidades da Afibs estão definidas em seu Estatuto Social, as quais são:
Promover o bem-estar das pessoas com fibromialgia;
Coletar e disseminar informação sobre a fibromiagia;
Orientar familiares e cuidadores para o cuidado adequado à pessoaa com fibromialgia;
Apoiar e participar de pesquisas científicas;
Promover eventos de carater formativo para profissionais de saúde;
Participar da implantação das políticas públicas voltadas a essa população;
Buscar parcerias com instituições públicas e privadas para a contrução e fortalecimento da rede de cuidado as pessoas com fibromiagia.
Introsar com outros órgãos de Controle Social no município.
Sobre a fibromialgia
A Organinazação Mundial da Saúde, através da Classificação Internacional das Doenças, sob o código CID MG 30.01, classifica a fibromialgia como dor crônica primária generalizada.
Descreve a dor crônica generalizada como uma dor difusa em pelo menos 4 das 5 regiões do corpo e está associada a sofrimento emocional significativo (ansiedade, raiva/frustração ou humor deprimido) ou deficiência funcional (interferência nas atividades da vida diária e participação reduzida em papéis sociais).
A Dor Crônica Generalizada é multifatorial: fatores biológicos, psicológicos e sociais contribuem para a síndrome da dor.
Entre os principais sintomas estão dor difusa, sono não reparador, rigidez muscular, intestino irritável, fadiga, déficit de memória e concentração, sensibilidade ao toque, formigamento e transtorno de humor. Pode estar associada a depressão e ansiedade em 50%das pessoas diagnósticadas.
O tratamento é complexo e requer acompanhamento interdisciplinar com equipe de saúde. São utilizadas medidas medicamentosas e práticas integrativas.
Para o fortalecimento das sua ações e cumprimento das sua finalidades, a Afibs conta com o apoio do poder público e da sociedade civil contra a invisibilidade da fibromialgia no município de Salvador.