Há 35 anos a ADEFIP vem transformando vidas por meio de ações humanizadas que promovem o desenvolvimento integral da pessoa com deficiência.
A ADEFIP (Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas) surgiu em 05 de junho de 1987, da experiência de alguns jovens em movimentos ligados à Igreja Católica que sentiram a necessidade de um trabalho com os Deficientes Físicos na cidade, o que não existia até então.
A união de nós mães, se fez em agosto de 2006, através de um abaixo-assinado com mais de 27.000 assinaturas, colhidas num período de dois meses, com intuito de mostrar ao poder público e a nossa comunidade a necessidade da criação de um Centro de Reabilitação, aqui em Poços de Caldas. Então conhecemos a ADEFIP, que abraçou o projeto e viabilizou e concretizou o Centro de Reabilitação Multidisciplinar, destinado às crianças, jovens e adultos com sequelas neuromotoras.
O Centro de Reabilitação Multidisciplinar ADEFIP iniciou os atendimentos em sede própria, porém era muito pequena, com três salas que dividíamos entre atendimento, administrativo e telemarketing, e quando chovia tínhamos que dividir também com baldes e bacias. No início, toda a equipe era voluntária. Na ADEFIP não se trabalha a deficiência e sim o potencial do ser humano. Através dos atendimentos, oferecemos maior qualidade de vida, independência, tratamento de qualidade, despertamos talentos, possibilitamos que os familiares e a sociedade passem a olhar a pessoa com deficiência como um ser humano capaz, sem julgar pelas suas limitações. Despertamos a autoestima, a superação, o convívio entre eles próprios e com a sociedade. Sinto que caminhos estão se abrindo… Nova fase… Novo ciclo… Estamos todos juntos, cada um na sua função, executando o seu melhor.
Deus conhece cada necessidade e, ao longo desses anos, vem colocando seus anjos para nos ajudar, amparar e reconstruir. E esse anjos são vocês! Para mim, o dia a dia na ADEFIP nos permite novas inspirações, novos desafios e a vontade de sempre buscar mais para dar uma qualidade de vida melhor e possibilitar de fato a busca de uma inclusão justa e eficaz.