avatar
São Gonçalo, RJ

Guardiões do Mar

A Ong Guardiões do Mar atua em ações socioambientais com o combate ao lixo costeiro e marinho, promovendo a disseminação de informações e boas práticas.

Sobre a organização

A Ong Guardiões do Mar foi fundada em março de 1998 com a missão de realizar ações e projetos ecologicamente corretos, socialmente justos, economicamente viáveis, valorizando a cultura dos povos/comunidades alvo. Promover a inclusão e o respeito à diversidade, unindo conhecimento científico e saber popular pela melhoria estética e ambiental dos ambientes costeiros/marinhos, com foco nos manguezais.

Criou e coordenou, em parceria com catadores de material reciclável, duas redes de comercialização que juntas, envolveram 12 cooperativas de catadores de material reciclável, na região da Baía de Guanabara e na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro.

Em decorrência de observações in loco, de que os problemas oriundos do incorreto descarte de resíduos no ambiente se avolumavam, em 2012, muda o modus operandis e, ao invés de desenvolver projetos sociais com viés ambiental, passa a realizar projetos ambientais com viés social. Assim, nasce o Projeto UÇÁ, com o patrocínio Petrobras, com foco no ecossistema de manguezal. Este ambiente costeiro, dada a sua importância para manutenção da sociobiodiversidade, passa então a âmago dos projetos elaborados.

Hoje os principais projetos são:

Guanabara Verde - Projeto de restauração Florestal na APA de Guapi-Mirim (10 ha) – Maio/2021 a maio/2024.

UÇÁ – Conservação de manguezais e educação ambiental crítica. Produção de conhecimento científico e democratização de conhecimentos, sobre os ambientes costeiros marinhos (agosto de 2021 a agosto de 2024).

EDUC - Fomento ao protagonismo jovem e comunitário com ações de educação ambiental, em 8 comunidades no entorno da Refinaria de Duque de Caxias – e implementação de coleta seletiva comunitária (21 a 24).

Tem como meta, no período de 2021-2030, o plantio de meio milhão de árvores de mangue, das três espécies principais na região (mangue branco, preto e vermelho). Foram plantadas até a presente data 89.500 árvores e iniciado o plantio de mais 30.000 (término previsto para julho de 2022).

Pretende-se potencializar as ações de limpeza de manguezal (Operação Limpaoca), que já retirou 35 toneladas de lixo de 28 ha de manguezais na ESEC Guanabara/ICMBio. No período de 2021-2024, alcançará a marca de 100 toneladas de lixo retirados de manguezais. Tudo isso, em parceria com povos tradicionais do território (pescadores artesanais, catadores de caranguejo e quilombolas).

A instituição é co-criadora, em parceria com o Ecomuseu Natural do Mangue da Rede Nacional de Manguezais – RENAMAN. É criadora da Rede Águas da Guanabara e seu entorno – REDAGUA em parceria com os Projetos Coral Vivo, Guapiaçu, Meros do Brasil e UÇÁ, todos patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Também integra o Movimento Viva Água – Baía de Guanabara, capitaneado pela Fundação Boticário, SEA, INEA e FIRJAN.

A Guardiões do Mar contribui para a implementação e disseminação de boas práticas em alinhamento com a Década dos Oceanos e Década da Restauração.